19 anos do Canal Saúde são celebrados no Rio de Janeiro

Assessores de Comunicação das secretarias estaduais de saúde participam do encontro.

A Câmara Técnica de Comunicação do CONASS (CTCC), participa hoje (12) e amanhã (13), das comemorações pelos 19 anos do Canal Saúde da Fiocruz. Nos dois dias do encontro, os assessores de comunicação das secretarias de Estado da Saúde irão participar da oficina de produção de vídeo do Canal. Ao final, serão gravados roteiros idealizados pelos participantes.

Na abertura do encontro o superintendente do Canal Saúde, Arlindo Gomez, ressaltou a importância do diálogo com outros grupos de pessoas interessadas em saúde e agradeceu a participação da CTCC, do Conasems e de outros parceiros no encontro. “São 19 anos de estrada e daqui pra frente queremos ouvir vocês”.

Para a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Nisia Trindade, “o Canal Saúde ocupa lugar de destaque, pois proprociona a interface da ciência e saúde em comunicação com a sociedade”.

Pedro Barbosa, vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz, observou que o Canal Saúde contribui de maneira singular com o papel da  instituição. “Nada melhor do que um canal que possa sintetizar e traduzir o nosso movimento institucional como um todo”, ressaltou.

Ainda como parte das comemorações foi divulgada a primeira etapa da IV Pesquisa Nacional de Audiência do Canal Saúde. Apresentada pela superintendete, Márcia Corrêa e Castro, a pesquisa revelou que das pessoas ouvidas, 63% sabiam da existência do canal. Dessas, 98% afirmou aprovar a programação do canal. Os números mostraram ainda que 51% dessas pessoas acessam a programação pela internet.

De acordo com a superintendente a pesquisa mostrou a necessidade de trabalhar ações de divulgação com estratégias específicas para profissionais de saúde e população em geral e a necessidade do debate sobre uma possível maior articulação junto às instituições  do setor saúde para viabiizar o suporte aos profissionais que desejam acessar o conteúdo veiculado pelo Canal.