1ª turma de especialistas em Informática em Saúde das Secretarias Estaduais de Saúde

São Paulo – Foi realizado entre os dias 14 e 16, o último módulo do Curso de Especialização em Informática em Saúde, realizado pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sirio Libanês, com recursos do Proadi, dando andamento à implementação da Estratégia de Saúde Digital do Ministério da Saúde. A turma foi direcionada às Secretarias Estaduais de Saúde (SES). Foram formados 29 especialistas, de 22 SES e uma representante do Conasems.

Participaram da Banca Examinadora dos Trabalhos de Conclusão de Curso os professores Beatriz Faria Leão e Heimar Marin, do IEP / HSL e Nereu Henrique Mansano, Assessor Técnico do Conass que destacou a grande lacuna que existe em relação à formação de pessoas na área de informática em saúde. “Esse curso é de extrema importância para a implementação da área de saúde digital no Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Mansano explicou que o curso responde a uma demanda antiga do Conass para reforçar as equipes das SES, já que existe enorme carência de formação nessa área. “É importante ressaltar que, a partir da implementação da Rede Nacional de Dados em Saúde, proposta do Ministério da Saúde, os estados serão os responsáveis pela gestão desses dados. Essa rede vai permitir a troca de informações clínicas entre os vários pontos de atenção e as bases estarão sediadas em cada estado, ou seja, nessa estratégia vai ser fundamental a participação das secretarias estaduais de saúde”, concluiu.

O curso teve início no ano passado. Uma segunda turma terá início em outubro de 2019.

— 

Assessoria de Comunicação do Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000