Debate Virtual do Conass – Segurança do Paciente como Prioridade de Gestão: Relato de Experiência

Debate Virtual do Conass – Segurança do Paciente como Prioridade de Gestão: Relato de Experiência

O Debate Virtual do Conass de sexta-feira (25/09), às 16h30, terá como tema a Segurança do Paciente como prioridade de gestão.  A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) chamou atenção para as lacunas significativas na proteção dos profissionais de saúde, enfatizando a necessidade de que a garantia da segurança do trabalho e da saúde desses profissionais seja prioridade – sendo fundamental para a realização do trabalho e proteção da saúde dos pacientes.

Por meio do relato de experiência da área de Saúde do Trabalhador da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí, os participantes darão ênfase na atuação profissional e nas práticas para garantir a segurança dos profissionais de saúde e consequentemente dos pacientes, assim como a importância da comunicação efetiva com familiares e pacientes para o cuidado seguro. Para tanto, será apresentada a experiência do Núcleo de Apoio da Saúde do Trabalhador do Hospital Getúlio Vargas.

Assim como outros debates virtuais, este também está embasado no Guia Orientador para o enfrentamento da pandemia Covid-19 na Rede de Atenção à Saúde, sistematizado pelo Conass e pelo Conasems com o objetivo de fornecer informações a respeito do tema e auxiliar na reorganização do processo de trabalho destes profissionais na pandemia, tanto na unidade de saúde, como na comunidade.

Este encontro virtual contará com a participação da diretora da Vigilância Sanitária da SES/PI, integrante da Câmara Técnica de Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente (CTQCSP) do Conass , Tatiana Vieira Souza Chaves; do diretor do Hospital Getúlio Vargas, Gilberto Albuquerque; da coordenadora do serviço de psicologia e do núcleo de assistência ao servidor do Hospital Getúlio Vargas, Cleidiane Araújo Pinheiro; e da subsecretária de Vigilância em Saúde da SES/RJ, integrante da Câmara Técnica de Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente (CTQCSP) do Conass, Claudia Mello. A mediação do debate será feita pela assessora técnica e coordenadora da Câmara Técnica de Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente (CTQCSP) do Conass, Carla Ulhoa André.

Perguntas poderão ser enviadas pelo www.conass.org.br/participe

Transmissão

Portal do Conass: www.conass.org.br

Canal do Conass no YouTube: www.youtube.com/conassoficial