Conass e Conasems se unem à FNP e à Vital Strategies para campanha sobre vacinação contra Covid-19 e medidas de prevenção


Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) se juntaram à Frente Nacional de Prefeitos e à organização global de saúde Vital Strategies para relançar nesta sexta a plataforma Cidades Contra Covid-19. A iniciativa traz um conjunto de materiais de comunicação para enfatizar a  importância da vacina contra Covid-19 e a relevância de manter medidas de proteção, como uso correto de máscaras e a higienização das mãos – mesmo entre aqueles que já estão vacinados.

Além de material de uso imediato, a plataforma traz um guia para garantir uma comunicação clara e efetiva em tempos de pandemia. Todo material encontra-se na Plataforma Cidades Contra a Covid-19. O conteúdo disponibilizado será periodicamente atualizado. 

Para celebrar a iniciativa, foi realizado na manhã desta sexta o seminário “Comunicação sobre a vacina e convivência segura com o coronavírus”. Para o secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso,  informações diretas e de fácil assimilação, sempre indispensáveis, ganham peso ainda maior neste momento, em que o país enfrenta um aumento de casos da infecção. “A comunicação é essencial para que haja uma exata compreensão dos riscos e da necessidade da adoção de medidas de proteção”, disse. “É preciso uma estratégia adequada de resposta. Vivemos um momento em que as equipes de saúde já estão em situação de muito estresse, temos 4 mil prefeitos e secretários de saúde novos. É o momento de darmos as mãos”, completou Frutuoso.

O diretor do Conasems e secretário de saúde de Goianésia (GO), Hisham Hamida, ressaltou que a desinformação cresceu de forma expressiva durante a pandemia. “Esta iniciativa vai ajudar a qualificar a comunicação.” 

A vice-presidente sênior de Comunicação da Vital Strategies, Sandra Mullin, apresentou durante o seminário estratégias para tornar a comunicação mais eficiente, principalmente em período de epidemia. Entre os princípios básicos para comunicação de risco, disse, estão a precisão, a transparência, a importância de mostrar empatia e a credibilidade. Outro ponto essencial destacado por Mullin: respostas devem ser norteadas por evidências e dados. “Deixe a ciência guiar”, resumiu. Para ela, informações claras facilitam a compreensão da população sobre riscos existentes. Outra dica importante dada por Mullin: compartilhar os dilemas. Ela acrescenta que esta é a melhor estratégia para engajar a população em escolhas difíceis.

O vice-presidente de Parcerias Estratégicas da Frente Nacional de Prefeitos, Roberto Cláudio, ressaltou durante o seminário a importância do Sistema Único de Saúde no enfrentamento da pandemia e observou que a emergência sanitária, além de ressaltar, agrava as desigualdades existentes no País. “Os mais pobres e mais vulneráveis certamente sofrem os efeitos mais graves.” Para exemplificar a importância da informação de qualidade, Cláudio citou a resistência de uma parcela da população no País à vacinação.

O diretor executivo da Vital Strategies no Brasil, Pedro de Paula, mediador do encontro, disse esperar que a expansão da parceria amplie a capacidade para enfrentar os desafios da pandemia. Em agosto passado, a Vital Strategies, em conjunto com a Frente Nacional de Prefeitos, lançou a primeira parte da campanha, com peças voltadas para medidas de prevenção. Nesta segunda etapa, as mensagens foram atualizadas, agregando também informações sobre a importância da vacina e necessidade da manutenção das medidas preventivas.

Quem não conseguiu acompanhar o webinar, pode rever tudo aqui. Para entrar, utilize a senha de acesso: tNxGYE@7).

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000