CONASS coordena discussões sobre agenda de eficiência para o SUS no Congresso de Saúde Pública

O 3º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva

O 3º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva terá participação relevante do CONASS – Conselho Nacional dos Secretários de Saúde, apresentando as discussões sobre a Agenda de Eficiência para o SUS

  O Conselho promove a articulação e a representação política da gestão estadual do SUS, proporcionando apoio técnico às Secretarias Estaduais de Saúde, com incentivo à inovação, troca de experiências e de boas práticas. No momento atua, entre outras questões, na implantação das Redes de Atenção à Saúde (RAS),  na estruturação da Atenção Primária à Saúde (APS) e  na Atenção Especializada, além de uma proposta de apoio nas áreas administrativas das Secretarias Estaduais de Saúde. O Secretário de Estado de Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto, integra a diretoria do CONASS para a gestão 2016/2017, como vice-presidente para a região Sul.

  Os três painéis da grade de programação do Congresso no dia 29 serão apresentados por membros do Conselho. O Consultor Eugênio Vilaça Mendes, referência nos movimentos para avanços na área da saúde no Brasil, vai coordenar o Painel: “Agenda de eficiência para o SUS I – Gestão da Clínica”, tendo como expositores Maria José Evangelista  -“Planificação da atenção à saúde”, Eliana Dourado  – “Atenção ambulatorial especializada” e Marise Dalcuche – “A experiência do Paraná”.

  René Santos, da Assessoria Técnica do Conass, será responsável pela coordenação dos outros dois painéis da sexta-feira.  “Agenda de eficiência para SUS II – Financiamento”, com as expositoras Viviane Rocha de Luiz – “Financiamento  do SUS” e Ana Paula Soter – “Revisão da Portaria GM/MS 204/2007” e ainda o painel “Agenda de eficiência para o SUS III – Gestão de Recursos”, que terá os expositores Ana Paula Soter – “Administração Pública”, Lourdes Lemos Almeida – “Planejamento no SUS e Haroldo Pontes – “Gestão do Trabalho no SUS”.

  Essas discussões são importantes para o necessário aprimoramento dos atuais padrões de financiamento, de organização, de formação profissional, de assistência e de gestão que o SUS tem adotado nos últimos anos. Segundo os organizadores, com a participação do CONASS, o 3º Congresso Paranaense de Saúde Pública ganha dimensão nacional, na busca pela capacitação dos profissionais e de inovações que colaborem com a eficiência do SUS.

Acesse e saiba tudo sobre o Congresso: http://www.congressosaudepublica.org.br

Fonte: Inesco