4º Congresso Paranaense de Saúde Pública reúne mais de dois mil participantes

O Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Inesco), em parceria com o Ministério da Saúde e secretarias estadual e municipal de Saúde, promovem entre esta quarta e sexta-feira (18 a 20), o 4º Congresso Paranaense de Saúde Pública. São mais de 2 mil participantes, entre profissionais, pesquisadores, professores e estudantes das áreas da saúde.

Foto: SES/PR

Na mesa de abertura do evento, os representantes da organização e instituições parceiras deram as boas-vindas aos congressistas. Em sequência, o secretário estadual da Saúde, Antônio Carlos Nardi, apresentou palestra com as principais estratégias na rede de saúde pública do Paraná.

“Este é um espaço de encontros e debates. A troca de experiências entre gestores e profissionais de saúde de todo o Estado e a oferta de cursos com nomes de destaque do cenário nacional e internacional, enriquece a discussão sobre saúde pública para o aperfeiçoamento do sistema público”, disse Nardi.

O presidente do Inesco, João Campos, agradece o apoio dos parceiros e ressalta que, mesmo estando apenas no início, o Congresso já é sucesso. João Campos aponta que a expectativa de público era cerca de mil pessoas, mas já foram contabilizadas mais de duas mil inscrições. Além disso, estão sendo apresentados 950 trabalhos e experiências de profissionais da rede de saúde de todo o Paraná.

“Estamos muito felizes com a presença e participação de todos. E, apesar de ser um evento primariamente regional, ele acabou tomando outras dimensões, com a vinda de especialistas de outros estados e até mesmo internacionais, como a Dra. Ana Jorge, de Portugal, e um professor de Cabo Verde”, destaca o presidente.

A programação do Congresso inclui 47 minicursos, 13 conferências, 10 painéis e 10 mesas-redondas. No último dia do encontro, também haverá premiação dos trabalhos inscritos no 3º Prêmio Inova Saúde.

Simultaneamente, também acontece a 4ª Mostra Paranaense de Pesquisas em Saúde, 1º Simpósio de Nutrição e Saúde Pública/Coletiva, 2ª Mostra de Vivências “Saúde é meu lugar” – Edição Sul e 1º Encontro dos Profissionais de Educação Física da Saúde Pública/Coletiva do Paraná.

A presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems -PR), Cristiane Martins Pantaleão, fala que o evento tem como principal objetivo a troca de experiências e qualificação das ações no âmbito da saúde. Pantaleão ainda reforça que investir na educação dos profissionais e mostrar a realidade de cada município participante, amplifica a estrutura de apoio.

“Congressos sempre proporcionam momentos importantes que promovem, principalmente, o fortalecimento da educação na saúde e a integração entre ensino e serviço. Nós compreendemos que a qualificação do profissional influencia diretamente na qualidade de atendimento das necessidades da população, por isso, participar deste tipo de evento é contribuir na qualidade de vida pública”, finaliza a presidente do Cosems-PR.

Ao final da mesa de abertura do 4o Congresso Paranaense de Saúde Pública, foi lançada a primeira edição da Revista de Saúde Pública, editada exclusivamente pela Escola de Saúde Pública do Paraná. O periódico traz informações, artigos, trabalhos científicos e reportagens entre outros assuntos das diversas áreas da rede de saúde pública.

O Congresso vai até sexta-feira (20) no Campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba.