Em debate no Senado: produtos para saúde no Brasil

forum_senado

No dia 1º de setembro, o Senado Federal recebe o III Fórum Nacional de Produtos para Saúde no Brasil. O evento tem como objetivo aprimorar ações para a sustentabilidade do setor e a promoção da saúde com qualidade de vida 

Os produtos para saúde estão ligados diretamente ao cotidiano da população, sendo utilizados em procedimentos médicos, odontológicos e fisioterápicos. A área se expande, inova e ocupa espaço cada vez mais importante na economia brasileira. Com objetivo de ampliar a discussão de temas que envolvem a pesquisa, a produção e a implementação de novos produtos e tecnologias no campo da saúde, o Programa Ação Responsável realiza, no dia 1º de setembro, em Brasília, a terceira edição do Fórum Nacional de Produtos para Saúde. Dividido em três painéis temáticos distintos – “Inovação é Acesso”, “Ética é Acesso” e “TI é Acesso” -, o evento promete movimentar o auditório do Interlegis (Senado Federal). O fórum já está com inscrições abertas pelo site www.acaoresponsavel.org.br. A adesão é gratuita.

Formada por um grande universo de itens, com diferentes níveis de complexidade, a área de produtos para saúde demanda constantes investimentos em pesquisa, fundamental para a ampliação do acesso pela população, bem como para atrair recursos no cenário nacional. Atualmente, a indústria desses produtos representa 3,7% dos gastos em saúde. Porém, fatores como a crise econômica influenciaram na queda desse mercado nos últimos anos, o que traz à tona a necessidade urgente de se ampliar as parcerias entre os setores público e privado. Nesse contexto, discutir a temática e qualificar nichos de inovação, com atenção especial à promoção de serviços de qualidade aos brasileiros, é de fundamental importância.

O fórum reúne representantes de instituições do governo, do setor produtivo, da comunidade acadêmica e da sociedade civil, bem como prestadoras e operadoras de planos de saúde, com o intuito de estimular a pesquisa e o desenvolvimento utilizando as novas tecnologias disponíveis no mercado nacional, bem como as que podem ser incorporadas.

 

Serviço: III Fórum Nacional de Produtos para Saúde no Brasil

Local: auditório Senador Antônio Carlos Magalhães (Interlegis, Senado Federal)

Data: 1º de setembro de 2016, quinta-feira

Realização: Instituto Brasileiro de Ação Responsável

Parceiras: Congresso Nacional; Ministério da Saúde; Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD; Agência Íntegra Brasil e Interlegis

Patrocínio: ABIIS

Inscrições gratuitas pelo site www.acaoresponsavel.org.br

Comunicação | Ação Responsável

Fones: (61) 3573-4992, 9114-4584 e 9170-0606

Denise Margis e Marina Figueiredo

imprensa@acaoresponsavel.org.br e imprensa.acaoresponsavel@gmail.com

<-Voltar