Aberta inscrição de experiência para o Laboratório de Inovação sobre Atenção de Adolescentes e Jovens

Reunir, identificar e valorizar as práticas inovadoras na Atenção à Saúde de Adolescentes e Jovens. Este é o principal objetivo do Laboratório de Inovação sobre Boas Práticas na Atenção de Adolescentes e Jovens, que recebe inscrições de experiências até 12 de outubro. Podem participar qualquer serviço de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), seja no hospital, no ambulatório ou na atenção básica e por entidades vinculadas que desenvolvam ações voltadas para esse público específico.

“O Brasil tem muitas experiências dos serviços de saúde para essa faixa etária. Queremos conhecer e dar visibilidade para essas práticas inovadoras, que atendem uma parcela significativa da população brasileira, em torno de 51 milhões de pessoas”, adianta Thereza de Lamare Franco Neto, coordenadora da Área de Saúde do Adolescente, do Ministério da Saúde (MS).

A iniciativa foi por meio da Coordenação Geral de Saúde de Adolescentes e Jovens do Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS-Brasil). A proposta é que o material reunido no novo espaço fique à disposição de gestores do SUS que estejam em busca de respostas a problemas similares. O edital de convocação foi lançado durante a reunião do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), em Brasília, para marcar as celebrações pelo “12 de Agosto – Dia Internacional da Juventude”.

 

Edital – O edital de convocação está dividido em dois eixos temáticos. O primeiro contempla as boas práticas da atenção à saúde do jovem e do adolescente, envolvendo a melhoria e ampliação do acesso; melhoria da qualidade da atenção; saúde sexual e saúde reprodutiva; educação em sexualidade e planejamento reprodutivo; Rede Cegonha; Rede de Atenção Psicossocial; envolvimento de outros setores (intersetorialidade); programação e execução de recursos financeiros; práticas de difusão do conhecimento e da informação; e comunicação e integração entre os serviços.

Leia aqui o edital:  http://apsredes.org/site2013/wp-content/uploads/2013/08/Edital_Lab_Jovem.pdf

O segundo eixo trata da participação juvenil, ou seja, experiências exitosas e inovadoras que promovam o protagonismo de adolescentes e jovens na atenção à saúde e que estejam passíveis de monitoramento da implementação pelo setor saúde por meio do SUS.

Inscrição – No ato da inscrição da experiência, o responsável deverá informar o eixo e a área em que se alinha seu trabalho e apresentar a anuência do gestor para sua inscrição. Posteriormente, será enviado um termo de consentimento para a divulgação do trabalho. As inscrições vão até 12 de outubro, no endereço http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=12453. A seleção dos trabalhos será feita pelo Grupo de Trabalho Saúde do Adolescente e Jovem (GTSAJ), instituído pelo MS e OPAS Brasil.

 

– Veja o convite em vídeo da coordenadora da área da Saúde do Jovem e do Adolescente, Thereza de Lamare, para os profissionais de saúde.

 

http://www.youtube.com/watch?v=sDQND_br0yA&feature=share&list=UUGsh5I0NMEJWZ4x73WzxrXg

 

Crédito – Vanessa Borges