Abertas as inscrições para o II Encontro de Regulação em Saúde da Rede Ebserh

Objetivo do evento é disseminar as experiências exitosas em regulação da Rede Ebserh durante a pandemia

Brasília (DF) – Estão abertas as inscrições para o II Encontro de Regulação em Saúde da Ebserh, que será realizado de 25 a 27 de novembro de forma online. O tema do evento será “Oportunidades e desafios da Regulação em Saúde em tempos de pandemia: um olhar dos Hospitais Universitários Federais. Os interessados podem se inscrever até 17 de novembro. Os inscritos receberão o link de transmissão posteriormente.

O objetivo do Encontro é disseminar as experiências exitosas em regulação da Rede Ebserh, que estão ocorrendo nesse momento da pandemia de Covid -19 e que possam ser adotadas nas unidades vinculadas ou em outros hospitais. A programação prevê palestras e painéis em formato de lives, ministradas por profissionais da área de gestão e regulação em saúde, além de sessões de apresentação dos melhores trabalhos avaliados pela Comissão Científica, baseados nas experiências desenvolvidas na Ebserh.

Para o diretor de Ensino, Pesquisa e Atenção à Saúde, Giuseppe Cesare Gatto, mesmo em tempos de pandemia, é necessário aprimorar conhecimentos e discutir paradigmas que precisam ser compartilhados e difundidos. “A experiência dos hospitais durante a pandemia transformou processos de trabalho e demonstrou a importância de fortalecermos, cada vez mais, o papel da Regulação em Saúde. Por isso, esse evento é tão importante: permite que os hospitais apresentem essas experiências para o Brasil inteiro, além de promover a troca de conhecimento necessária”, afirmou o Diretor.

O que é regulação em saúde

A regulação em saúde é uma função de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), cujo objetivo principal é viabilizar o acesso equânime e oportuno dos usuários do SUS a uma atenção à saúde integral e de qualidade, à universalidade e à garantia de direitos sociais, conforme previsto na Constituição Federal de 1988. Em outras palavras, é garantir que o paciente certo tenha acesso ao recurso de saúde necessário, com o profissional correto, em tempo oportuno, de acordo com a respectiva situação de saúde.

Esse acesso é determinado pelos gestores públicos e pelas unidades de saúde por meio da regulação assistencial, que gerencia a intermediação da demanda dos usuários (quantas pessoas precisam de atendimentos e quem são) e da oferta dos serviços de saúde (quantos atendimentos são disponibilizados e quais são).

Com a pandemia de Covid-19, foi necessária a adoção de medidas emergenciais para proteção individual e coletiva, levando os sistemas de saúde do Brasil a se organizarem e se adaptarem. Nessa perspectiva, os hospitais da Rede Ebserh elaboraram seus Planos de Contingência, com informações detalhadas sobre as características de cada área hospitalar e sistemas envolvidos no combate à pandemia, bem como as atuações na gestão de leitos, dentre outras. O II Encontro de Regulação busca compartilhar essas experiências.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh