Ministério da Saúde e SES/PA discutem a abertura do Hospital do Mutirão em Altamira

reuniao_paBrasília – O vice-presidente do CONASS na Região Norte, secretário de Estado da Saúde do Pará, Vitor Manoel Jesus, reuniu-se nesta quinta-feira (3), na sede do Ministério da Saúde, com o secretário executivo do ministério, Antonio Carlos Nardi e sua equipe, para tratar de questões relativas a abertura do Hospital do Mutirão em Altamira/PA e ao fortalecimento do acesso aos serviços de saúde para populações tradicionais (ribeirinhos e extrativas).

Também participaram da reunião os secretários municipais de Saúde de Altamira e Belém, Waldecir Maia e Sérgio Figueireido, respectivamente, e o presidente do COSEMS/PA, Charles Tocantins.

O Hospital do Mutirão foi construído pela Norte Energia que é responsável pela construção da hidrelétrica de Belo Monte e faz parte das condicionantes do Plano de Desenvolvimento da Região do Xingu. “Como o hospital foi entregue para o município, ele passa a ter condição de oferecer serviços de Média e Alta complexidade para atender não só Altamira, mas também um complexo de oito municípios”, observou Vitor Manoel.

De acordo com ele, a reunião foi importante uma vez que há questões que são dissenso em relação a uma proposta de gestão do hospital. “A partir do que discutimos hoje o Ministério da Saúde vai nos apresentar duas propostas concretas que vão nos permitir a análise administrativa, operacional e política para assim, definirmos qual proposta iremos efetivar entre os gestores e com isso oferecer o melhor para a região do Xingu. O que estamos construindo é para subsidiar uma melhor atenção de maneira regionalizada para o Xingu cuja sede é em Altamira”, concluiu o secretário de saúde do Pará.

Assessoria de Comunicação do CONASS

(61) 3222-3000

ascom@conass.org.br