Abordagem da Violência e Judicialização da Saúde: ainda dá tempo de se matricular

UNA-SUSAcabam nessa segunda-feira (10/4), as matrículas para os cursos sobre Abordagem da Violência e Judicialização da Saúde na Atenção Domiciliar, oferecidos pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UERJ). Ambos fazem parte do Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar à Distância, parceria entre diversas Instituições da Rede UNA-SUS e o Ministério da Saúde.

Profissionais de saúde, gestores do SUS e trabalhadores de outras áreas correlatas às temáticas podem se inscrever gratuitamente, pelo link. O curso tem início imediato.

O curso sobre Judicialização já alcançou 2.196 inscritos e 869 certificados. Já a temática da Violência possui 4023 inscritos e 1458 certificados.

Conheça mais sobre os cursos:

 

Judicialização da Saúde em Atenção Domiciliar

Com carga horária de 30 horas, traz a análise do SUS no contexto do direito à saúde, baseado na Constituição Federal, especialmente quanto à judicialização da saúde no Brasil.

Os conteúdos tratam dos contextos que permeiam a estrutura do SUS e o direito à saúde e abordam temas como saúde pública; atuação do Judiciário no enfrentamento de conflitos entre cidadão e Estado e as premissas para se compreender o que pode ser objeto de ação judicial. Por fim, a última unidade trata da Judicialização no contexto da Atenção Domiciliar.

 

Abordagem da Violência na Atenção Domiciliar

Com carga horária de 45 horas, o curso orienta quais devem ser as ações tomadas pelos profissionais de saúde em casos de violência, incluindo os processos de identificação, manejo e encaminhamento, bem como o uso do protocolo de segurança.

Serão analisados os impactos da violência na saúde e no ambiente familiar, com foco nesse tipo de situação em cada segmento populacional. Também é abordado o cotidiano do profissional da Atenção Domiciliar dentro das comunidades e áreas de maior risco.

Para saber mais e visualizar todos os cursos do Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar à Distância, acesse: http://www.unasus.gov.br/cursoAD.

Fonte: SE/UNA-SUS, com informações da UNA-SUS/UERJ

 —

Assessoria de Comunicação da Secretaria Executiva da UNA-SUS