Ação “Viajando em Segurança” orientou mais de 700 pessoas neste feriado

SES/GO

O evento “Viajando em Segurança”, promovido pelo Hospital de Urgências da Região Sudoeste – Hurso, no final da tarde da última quinta-feira (28), em Santa Helena de Goiás, orientou mais de 700 pessoas entre condutores de veículos e seus acompanhantes que saíam de viagem para o feriadão. A ação foi realizada na Av. Onias José Borges (saída para Itumbiara).

De acordo com a diretora Administrativo-Financeiro da unidade e responsável pela ação, Andréa Prestes, optou-se por realizar o “Viajando em Segurança” nesse feriado devido ao aumento de internações registrados no mesmo período em 2012. “No feriado da Semana Santa do ano passado, de quinta a domingo, tivemos um aumento de 20% nas internações provenientes de acidentes no trânsito, indicando o balanço trágico desta época”, explica a diretora. Cerca de 15 voluntários do Hurso participaram da ação na quinta-feira, levando orientações aos motoristas e fixando adesivos nos veículos. A mensagem da campanha era: “Fique Calmo e Viaje em Segurança”.

Os dados informados pelo Ministério dos Transportes demonstram que em Goiás, no ano de 2011, foram 374 mortes por acidentes no trânsito, com maior incidência nos meses de janeiro, abril e julho. Também foram registrados quase 8 mil acidentes, entre “com ferido” e “sem vítima”, no Estado no mesmo ano.

Fique Calmo

O tema da campanha foi uma alusão aos memes das redes sociais que trazem o texto “KEEP CALM AND CARRY ON” (mantenha-se calmo e siga em frente), criado na época da Segunda Guerra Mundial, e que ganhou notoriedade a partir dos anos 2000 e virou febre entre os internautas.

De acordo com a publicação da Revista Super Interessante, o cineasta Temujin Doran, diretor do curta metragem que narra a história do poster, as palavras são a chave para o sucesso: “trata-se de uma voz histórica, que oferece uma mensagem simples e sincera para inspirar a população a superar tempos difíceis. É um conselho que nunca envelhece: mantenha-se calmo e siga em frente”.