Acre – Academias da Saúde levam qualidade de vida à população do estado

No final da tarde da última quarta-feira, 14, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) em parceria com o Ministério da Saúde (MS), realizou a solenidade de abertura do Seminário de Prevenção e Promoção a Saúde – Academia da Saúde. O evento é realizado no auditório da Secretaria da Fazenda, em Rio Branco, entre os dias 14 e 15.

Participam do seminário, gestores de saúde dos 22 municípios acreanos. Durante dois dias, eles irão discutir o funcionamento e implantação de academias de saúde em cada localidade.

O Programa Academia da Saúde foi lançado em abril de 2011 pelo MS no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). No Acre, o MS investiu mais de R$ 4 milhões para construção de 41 Academias da Saúde, em todo o estado.

Durante a solenidade de abertura do seminário, foram abordados temas, como: apresentação do programa Academia da Saúde, monitoramento dos trabalhos (cadastros e custeios), situação atual do programa Academia da Saúde, alimentos e nutrição, práticas esportivas, política nacional de promoção à saúde e plano estadual de doenças crônicas não transmissíveis.

Para o consultor técnico da Academia da Saúde do MS, Fábio Carvalho, o programa tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da população. “Estamos implantando polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas de atividades físicas, além de promover orientações sobre educação e segurança alimentar e nutricional”, comentou.

De acordo com o secretário adjunto de Atenção à Saúde do Acre, José Amsterdam Sandres, promover a saúde por meio de práticas de atividades físicas é fazer com que o indivíduo tenha mais qualidade de vida e rendimento no decorrer do dia.

“Com as academias de saúde, a população passa a adotar um estilo de vida saudável além de prevenir varias doenças. Nós, como profissionais de saúde, temos que motivar a população a praticar exercícios físicos”, destacou Amsterdam.

Para o secretário de Saúde do município de Mâncio Lima que já tem três Academias da Saúde, Josianis Araújo, essa é uma oportunidade de troca de experiências com os colegas de outras localidades do estado. “Mâncio Lima foi um dos primeiros a ser contemplado pelo programa Academia da Saúde. Já temos grandes resultados na melhoria da qualidade de vida dos usuários”, relatou o secretário.

“Quando foi construída a primeira academia em Mâncio Lima, foi um sucesso, pois a população aceitou bem essa nova forma de promoção de saúde. Hoje, as academias atendem mais de 100 pessoas diariamente. Uma equipe de multiprofissionais atende grupos de idosos, gestantes, hipertensos e gravidas com orientação de alimentação saudável e práticas corporais, e atividade física e de lazer”, enfatizou Araújo.

 

Marcelo Torres (assessoria Sesacre)

Fotos: Marcelo Torres