Acre – Projeto “De Todo Coração” leva alegria e descontração aos pacientes do hospital em Sena Madureira

A equipe do projeto “De Todo Coração” esteve nesta segunda-feira, 1º, no Hospital João Câncio Fernandes, em Sena Madureira, para levar alegria e descontração aos pacientes e servidores daquele hospital. Três profissionais fantasiados de palhaços, inspirados nos doutores da alegria, distribuíram doces, contaram historinhas e piadas durante toda à tarde.

Por onde passavam, os doutores da alegria, arrancavam sorrisos, tantos dos idosos, quanto das crianças que estavam na unidade hospitalar, renovando a esperança dos que estavam com a saúde prejudicada.

O projeto “De Todo Coração” busca oferecer um atendimento humanizado, aproximando o usuário e o profissional, por meio da iteratividade. Além da distração, o projeto oferece serviços como corte de cabelo, maquiagem, limpeza de unha, corte de barba, além de outros. O objetivo é levantar a autoestima dos usuários das unidades hospitalares do Acre.

Para a aposentada de 106 anos, Oldalina Apolitano, que já viu de tudo um pouco, relata que nunca ouviu falar de pessoas fazendo brincadeiras em hospitais. “O hospital para mim, traz medo e ao ver um médico sinto duas sensações: temor, por ter receio em receber uma notícia negativa ao ser consultada e esperança ao estar doente e ver naquela pessoa uma chance de curar-me. Ver estas pessoas todas fantasiadas é muito engraçado. Às vezes não tem quem nos alegre aqui e eles estão fazendo isso, por isso parabenizo a todos que dispõe de tempo e vem realizando esses momentos de afeto”, complementa.

Já o pai da pequena Raissa do Nascimento que está em observação, o pedreiro Erivan do Nascimento, comenta que essa atitude serve como exemplo para outras instituições. “Fico alegre em saber que os profissionais em saúde estão pensando de forma diferente de como tratar seus pacientes, e grato pelo município de Sena Madureira ser contemplado como a localidade escolhida para a expansão do Projeto de Todo Coração.Que esse exemplo sirva para outras instituições ao realizar o mesmo”, ressalta.

Segundo a fisioterapeuta e uma das colaboradoras do projeto Maisa Lima, esse trabalho tem por intuito amenizar o sofrimento das pessoas que estão internadas, além das que estão ali promovendo saúde, seja o guarda, um auxiliar de limpeza ou médicos para que possamos levar uma palavra amiga em troca de sorrisos e abraços. Quem desejar voluntaria-se só precisa procurar a sala de situação da Sesacre ou entrar em contato pelo telefone 3215-2785 e dizer que quer fazer parte do projeto de Todo Coração.

O hospital vem melhorando os serviços destinados à população

De acordo com a diretora geral do Hospital João Câncio Fernandes, Maria Auxiliadora de Holanda, essa pratica já vem sendo desenvolvida nos hospitais de Rio Branco, hoje o projeto está se expandindo para o interior, e o beneficiado por essa ação é o Hospital de Sena.
“Estamos passando por um período de transformações e ajustes na unidade de saúde e nada mais justo que apresentar a população e aos trabalhadores em saúde esse projeto renovador que serve como um remédio para levantar a autoestima de ambas as partes”, destaca Maria Auxiliadora.

A gerente fala ainda que o hospital está passando por mudanças tanto na parte estrutural quanto nas organizações dos serviços que são oferecidos a população. “Hoje conseguimos realizar pequenas reformas, boa parte do hospital recebeu nova pintura, construímos rampas de acesso para os cadeirantes, implantamos o sistema de classificação de risco, o mesmo usado no Pronto Socorro e nas Upas em Rio Branco, ampliamos o acesso aos medicamentos e exames, além disso, a unidade conta com mais uma ambulância do Samu e um carro modelo VAN para transportar pacientes que realizam hemodiálise na capital”, disse.

Ela ressalta ainda que de segunda a quinta-feira são realizados os agendamentos dos pacientes que necessitam de tratamento de ortopedia e traumatologia para que o especialista da área, o médico Carlos Godinho Filho, realize as consultas na sexta-feira e no sábado no Hospital João Câncio Fernandes.

O Hospital João Câncio Fernandes disponibiliza aos pacientes vários serviços como: serviços de fisioterapia, atendimento de urgência e emergência, cirurgias ambulatórias – cesarianas, apendicite, uterotomia, curetagem, herniorrafia, ooforectómia – além de exames de ultrassonografia, Raios-X e eletrocardiograma.

Marcelo Torres (Assessoria Sesacre)

Foto: Marcelo Torres