Ministro da Saúde apresenta a agenda prioritária da CIT para 2015

Brasília – Reunidos nesta quinta-feira (26), a diretoria eleita do CONASS para a gestão 2015/2016 participou da reunião da Comissão Intergestores Tripartite em Brasília, que teve como pauta principal a agenda prioritária da Tripartite em 2015.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, pontuou os 11 temas que compõem a lista: atenção especializada; atenção básica e Programa Mais médicos;  15ª Conferência Nacional de Saúde;  judicialização da saúde; financiamento do SUS; avaliação e monitoramento das Redes de Atenção à Saúde; atenção hospitalar (Hospitais de Pequeno Porte; Atenção Domiciliar e Leitos de retaguarda); saúde indígena; qualificação do Pacto Federativo e COAP; órtese e próteses e materiais especiais, e promoção e proteção da saúde.

Chioro explicou que o debate dos temas será expandido e que a Câmara Técnica da CIT irá fazer um planejamento para a discussão ao longo do ano de 2015.

O presidente do CONASS, Wilson Alecrim, ressaltou que os pontos apresentados pelo ministro dialogam, em sua maioria, com temas que ele pretende trabalhar enquanto presidente do CONASS na gestão 2015/2016.

Alecrim observou ainda, a necessidade de aprimorar a maneira como os temas serão trabalhados. “Temos de nos concentrar não apenas na formulação desses tópicos, mas também no aprimoramento do formato de trabalho que vamos exercer para nos aprofundarmos sobre os temas”.

Durante a reunião, Alecrim entregou ao ministro da Saúde, Arthur Chioro, e ao presidente do Conasems, Fernando Monti, os livros CONASS Documenta n. 28 e n. 29, que apresentam o resultado do estudo denominado: Rede de Atenção às Urgências e Emergências: Avaliação da Implantação e do Desempenho das Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e o 2º Levantamento da Organização, Estrutura e Ações da Área de Recursos Humanos das Secretarias Estaduais de Saúde, respectivamente. (Acesse aqui as publicações)

 

 

Assessoria de Comunicação do CONASS

ascom@conass.org.br

61 – 3222-3000