Alagoas – Mais médicos vão atuar na área da Atenção Básica nos municípios

Alagoas recebe neste sábado (26), 44 médicos cubanos, que fazem parte do Programa Mais Médicos, do governo Federal. A chegada deles está prevista às 9h30, no Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Maceió. Os profissionais vão atuar em 22 municípios alagoanos, que se inscreveram no programa para garantir melhor atendimento na atenção básica.  

Para apresentar a situação da saúde de Alagoas e o funcionamento das Redes de Atenção à Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde realiza a partir de terça-feira (29), uma oficina de acolhimento para os médicos. A capacitação acontece das 9h às 17h, no auditório da Escola Técnica Valéria Hora, no Centro, em Maceió. A ação contará com a participação de representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), do Ministério da Saúde em Alagoas e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).   

Durante a oficina, os técnicos da Sesau irão apresentar o Plano Diretor de Regionalização (PDR), a situação atual das Redes de Atenção à Saúde em Alagoas. Também será apresentado o trabalho desenvolvido pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) e de Assistência Farmacêutica, além de exposição sobre a Política de Atenção Básica.

“A oficina faz parte do segundo ciclo do Programa Mais Médicos, em Alagoas. Este é momento importante de acolhimento ao profissionais que irão atuar na Atenção Básica dos municípios, área que tem papel fundamental no SUS”, ressalta a diretora da Atenção Básica, Cláudia Cerqueira.

Os municípios contemplados com o Programa Mais Médicos são Arapiraca, Canapi, Colônia Leopoldina, Craíbas, Igreja Nova, Joaquim Gomes, Maragogi, Mata Grande, Matriz de Camaragibe, Olho D´agua das Flores, Pão de Açúcar, Penedo, Piaçabuçu, Piranhas, Porto Real do Colégio, Santana do Ipanema, São José da Tapera, São Sebastião, Taquarana, Água Branca e Traipu.

Repórter: Fabiano Di Pace