Alagoas – Mutirão de Mamografias do Outubro Rosa

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que, devido ao sucesso da Campanha Outubro Rosa, onde serão realizadas 7.200 mamografias para detecção precoce do câncer de mama, a unidade móvel ficará no estacionamento do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, até o próximo dia 30.

Esclarece que adotou esta medida para garantir comodidade às usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), já que a unidade móvel estava programada para ficar na Praça Deodoro durante o período de 22 a 30 deste mês. Informa que o exame está sendo disponibilizado apenas para mulheres na faixa etária dos 40 a 69 anos, que é a idade preconizada pelo Ministério da Saúde.

Salienta, no entanto, que as mulheres que não conseguirem realizar sua mamografia durante a campanha, podem procurar as Secretarias Municipais de Saúde dos 102 municípios alagoanos. Em Maceió, a Secretaria Municipal de Saúde dispõe de mamógrafos para mulheres de todas as idades.

A mamografia de rastreamento pode ser requisitada pelo profissional médico ou enfermeiro, conforme especifica o Ministério da Saúde (MS), em seu Protocolo de Rastreamento para o Câncer de Mama. É importante lembrar que o serviço é disponibilizado durante todo o ano, pois é um exame que pode ser requisitado na rotina dos serviços do SUS.

—-
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde de AL
Contatos Redação – (82) 3315.1118 / 8833.4174 / 8833.4114
Acesse o nosso Portal:
www.saude.al.gov.br