Alagoas – Sesau monta estratégia para atender usuários do SUS no Carnaval

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) montou um esquema especial para os atendimentos no período do Carnaval. Todos os serviços do órgão, como Hospital Geral do Estado (HGE), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Vigilância em Saúde e Hemorrede estão em funcionamento ou em regime de plantão para atender os foliões.

As centrais do Samu em Maceió e em Arapiraca estão funcionando normalmente para realizar o atendimento durante os quatro dias de folia, bem como nos principais balneários carnavalescos. Em casos de urgência e emergência, a Sesau recomenda que a população procure o Hospital Geral do Estado (HGE).

Hemorrede – Durante o Carnaval, os Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar), que integram a Hemorrede Pública de Alagoas, estão funcionar apenas para liberar sangue às maternidades e hospitais. Para assegurar um estoque estratégico, uma campanha de doação de sangue foi realizada de forma preventiva.

No Hemocentro de Alagoas (Hemoal), em Maceió, haverá um médico plantonista para atender os pacientes vítimas de doenças hematológicas, a exemplo da Hemofilia, caracterizada pela deficiência na coagulação do sangue. Na quinta-feira (14), as unidades Trapiche e Farol, além do Hemocentro de Arapiraca (Hemoar), voltarão a funcionar normalmente.

Vigilância – Com a campanha Alimentos Seguros – Vida Saudável, os fiscais da Vigilância Sanitária Estadual percorrem os municípios alagoanos mais procurados para os festejos carnavalescos. Durante os quatro dias, a ação vai acontecer na Barra de São Miguel, Marechal Deodoro, Barra de Santo Antônio, Paripueira, Jequiá da Praia, Maragogi, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras e Passo de Camaragibe.

Também serão visitados os povoados de Barra de Camaragibe, Pontal de Coruripe, Francês, Barra Nova, Ilha de Santa Rita e Massagueira. As equipes observarão bares e restaurantes, além de ambulantes, e pretendem sensibilizar quanto à importância de manter uma alimentação livre de perigos à saúde, conscientizando a população e os turistas.

O órgão também vai trabalhar em regime de plantão para receber denúncias. O serviço será disponibilizado a partir das 19h desta sexta-feira (8) até 1h do sábado (8) e das 7h às 19h nos dias 9, 10, 11 e 12. As reclamações poderão ser feitas pelos telefones 3315-3779, 3315-1487 e 3315-6691 ou na sede (Rua Sete de Setembro, nº 50, Centro – Maceió).

Camisinhas – Para garantir a proteção dos foliões contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), especialmente a Aids, a Sesau também distribuiu 3.080 milhões de preservativos. Cada um dos 102 municípios alagoanos receberão sua cota para distribuição gratuita. Este ano, a campanha tem como tema “Na hora da farra não esquente a cabeça, use camisinha”.

Em Maceió, uma ação que colaborou para o aumento do número de preservativos distribuídos foi o projeto “Saúde Sempre à Mão”, que cria uma rede estadual de distribuição de camisinhas em locais de livre acesso à população. Para isso, foram distribuídos cerca de 100 dispensadores com capacidade para armazenar 700 preservativos.

Trânsito – E para orientar os condutores de automóveis e motocicletas sobre os cuidados que devem ser adotados no trânsito, a Sesau realizou uma campanha educativa durante esta semana. Técnicos da Diretoria de Promoção à Saúde estiveram no Trevo do Francês, em Marechal Deodoro, na Chã do Pilar e na entrada de Paripueira.

Cievs -E durante o Carnaval o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) estará com equipes de plantão para atender a população em casos de surtos. Para acioná-lo, basta ligar para 0800 284 54 15 – (8h às 20 h), (82) 3315 2059 – e (82) 8882 9752 – (24h)

 

Fonte: Ascom / Saúde

Foto: Olival Santos