“Alimentação em tempos de pandemia” é o tema do Conexão Fiocruz Brasília do dia 14 de maio

Famílias e profissionais têm um encontro marcado com a Fiocruz Brasília na próxima quinta-feira, 14 de maio, das 15h às 17h, quando acontece a sétima edição do Conexão Fiocruz Brasília, programa transmitido ao vivo pelo YouTube. O tema da vez é “Alimentação em tempos de pandemia: hábitos saudáveis, fome e solidariedade”. Os internautas podem antecipar suas perguntas pelo Facebook (facebook.com/fiocruzbrasilia) e Instagram (@fiocruzbrasilia). Podem também interagir com os convidados durante o programa por meio do chat do YouTube (youtube.com/fiocruzbrasiliaoficial).

O isolamento social, necessário em tempos de pandemia, coloca desafios, mas também abre oportunidades para novas realidades e práticas alimentares das famílias, que devem estar atentas aos cuidados com a alimentação e aos riscos de descontrole. Expressão de desigualdades sociais históricas, o fenômeno da fome também se intensifica neste período, enquanto redes e experiências de solidariedade se formam para combatê-lo e oferecer suporte às populações em situação de vulnerabilidade.

Essas e outras questões serão debatidas por um time de especialistas, com mediação do jornalista Wagner Vasconcelos, coordenador da Assessoria de Comunicação da Fiocruz Brasília. Participam desta edição a coordenadora do Programa de Alimentação Nutrição e Cultura (Palin/Fiocruz Brasília), Denise Oliveira e Silva, o professor Flávio Valente, pesquisador associado ao Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e ex-secretário geral da Organização pelo Direito Humano à Alimentação e à Nutrição Adequadas (FIAN Internacional), e a nutricionista e especialista em saúde do trabalhador Wanessa Natividade Marinho, da Coordenação Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe/Fiocruz).

Parceria com a Editora Fiocruz

O programa sobre alimentação e pandemia marca o início de uma parceria com a Editora Fiocruz. Ao final do debate, serão sorteados cinco livros da Editora, um exemplar de cada título disponível do catálogo que aborda a temática nutrição e alimentação. São eles: “Avaliação nutricional na atenção básica”; “Amamentação e Políticas para a Infância no Brasil”; “Segurança Alimentar e Nutricional”; “Alimentação, Sociedade e Cultura”; e “Mal de Fome e Não de Raça”. Os internautas que fizerem perguntas ou comentários no chat relacionados à temática desta edição do Conexão Fiocruz Brasília participam do sorteio. Para concorrer, além da pergunta ou comentário, é necessário estar inscrito no canal do YouTube da Fiocruz Brasília e seguir as páginas da Fiocruz Brasília e da Editora Fiocruz no Facebook e Instagram. Os cinco ganhadores serão divulgados na sexta-feira, 15 de maio. Além disso, de 14 a 21 de maio, aqueles cinco títulos sobre nutrição e alimentação poderão ser adquiridos com 20% de desconto na livraria virtual da Editora (www.editorafiocruz.com.br).

Sobre o Conexão Fiocruz Brasília

Aspectos epidemiológicos, saúde mental, população em situação de rua, crianças, jovens e biossegurança: todos esses assuntos relacionados ao novo coronavírus já foram discutidos no Conexão Fiocruz Brasília, cuja primeira edição foi ao ar em 19 de março deste ano. Diante das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter a pandemia, o programa se destaca como umas das estratégias de comunicação para dar continuidade às atividades e aos serviços da instituição.

Em formato virtual e interativo, por meio de perguntas e respostas, o Conexão Fiocruz Brasília coloca a sociedade em diálogo com pesquisadores e especialistas, contribuindo para a democratização da ciência e a promoção da saúde. As seis edições realizadas até agora já ultrapassam 52 mil visualizações. Para conhecer esta e outras iniciativas da Fiocruz Brasília no enfrentamento da covid-19, acesse a página www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/coronavirus.

Fonte: Portal Fiocruz Brasília

<-Voltar