Amapá

Secretário de Estado da Saúde do Amapá

calandriniGastão Valente Calandrini de Azevêdo é natural de Belém (PA), é casado e tem 52 anos de idade. É bacharel em Administração Geral pela Faculdade de Macapá (Fama), possui o Curso de Altos Estudos e Planejamento Estratégico, pela Escola Superior de Guerra do Exército Brasileiro (ESG). É pós-graduado em MBA de Planejamento Estratégico e Gestão Pública, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Calandrini foi oficial R2 do Exército Brasileiro pelo período de fevereiro de 1984 a agosto de 1989, no Estado do Amapá. Foi comandante Geral da PM de fevereiro de 2007 a abril de 2010. Na atual gestão estadual, Calandrini ocupou o cargo de secretário da Justiça e Segurança Pública janeiro de 2015 a novembro de 2016.

 

 

Secretaria de Estado da Saúde do Amapá – SESA

A Secretaria de Estado da Saúde, enquanto gestora do SUS-AP, acredita no Programa de Desenvolvimento Sustentável, cujas ações a serem empreendidas devem nortear um modelo alternativo de desenvolvimento: economicamente viável, socialmente desejável e ecologicamente responsável.

As estratégias para esse programa de desenvolvimento dão prevalência a promoção da equidade social, num mesmo nível de fortalecimento da economia e da manutenção do equilíbrio social.

É neste contexto que a SES insere-se, ao definir proposta de trabalho baseada nos Princípios e Diretrizes da Política de Saúde, tendo com prioridades:

  • Redimensionamento e ordenamento da rede física de prestação de serviços e ações de saúde que viabilize a implantação do Modelo Assistencial dentro do princípio da universalidade, equidade, integridade e hierarquização.
  • Promover o processo de municipalização dos serviços e ações de saúde conforme previsto na Constituição Federal, na Lei 8080 que dispõe sobre a organização do Sistema Único de Saúde, mantendo a coerência com o Modelo Assistencial.
  • Reestruturação técnico administrativa na Organização do Gerenciamento do Sistema, a nível Estadual Secretaria Estadual de Saúde, e apoio técnico na estruturação dos órgãos gestores municipais.
  • Promover quali-quantitativamente os serviços, de profissional de Saúde, desenvolver uma Política que viabilize a formação, capacitação e treinamento de pessoal, possibilitando a interiorização.
  • Definir uma Política de Tecnologia em Saúde e aprimoramento e pesquisa na busca de alternativas, adaptado à realidade, para prevenção e cura dos agravos que interferem na preservação da vida e da saúde.

Av. FAB 069 – Centro

CEP: 68906-000 – Macapá/AP

Telefone: (96) 3312-1507 / 1545 / 1509

Fax: (96) 3312-1520

E-mail: gab_sesa@amapa.gov.br; gab_sesa@saude.ap.gov.br;

Redes Sociais: Facebook

www.saude.ap.gov.br

<-Voltar