Amapá

Última atualização: janeiro de 2023


Silvana Vedovelli – formada em enfermagem pela Universidade Federal de Goiás e especialista em clinica cirúrgica e obstetrícia. Iniciou seu trabalho na Prefeitura Municipal de Macapá como diretora das Unidades Básicas de Saúde. Em 2007, após concurso público, entrou para o quadro de servidores do Governo do Estado, sendo cedida em 2010 pra desenvolver suas atividades em uma unidade de saúde. Em 2013 foi chamada para compor equipe da gestão municipal como secretária de saúde até abril de 2020.

Em maio do mesmo ano assumiu a coordenação do comitê de enfrentamento a covid-19 do município de Macapá onde permaneceu até agosto de 2020. Em 2021 atuou na Unidade Básica de Saúde da Unifap.


Secretaria de Estado da Saúde do Amapá – Sesa

Plano Estadual de Saúde do Amapá

A Secretaria de Estado da Saúde, enquanto gestora do SUS-AP, acredita no Programa de Desenvolvimento Sustentável, cujas ações a serem empreendidas devem nortear um modelo alternativo de desenvolvimento: economicamente viável, socialmente desejável e ecologicamente responsável.

As estratégias para esse programa de desenvolvimento dão prevalência a promoção da equidade social, num mesmo nível de fortalecimento da economia e da manutenção do equilíbrio social.

É neste contexto que a SES insere-se, ao definir proposta de trabalho baseada nos Princípios e Diretrizes da Política de Saúde, tendo com prioridades:

  • Redimensionamento e ordenamento da rede física de prestação de serviços e ações de saúde que viabilize a implantação do Modelo Assistencial dentro do princípio da universalidade, equidade, integridade e hierarquização.
  • Promover o processo de municipalização dos serviços e ações de saúde conforme previsto na Constituição Federal, na Lei 8080 que dispõe sobre a organização do Sistema Único de Saúde, mantendo a coerência com o Modelo Assistencial.
  • Reestruturação técnico administrativa na Organização do Gerenciamento do Sistema, a nível Estadual Secretaria Estadual de Saúde, e apoio técnico na estruturação dos órgãos gestores municipais.
  • Promover quali-quantitativamente os serviços, de profissional de Saúde, desenvolver uma Política que viabilize a formação, capacitação e treinamento de pessoal, possibilitando a interiorização.
  • Definir uma Política de Tecnologia em Saúde e aprimoramento e pesquisa na busca de alternativas, adaptado à realidade, para prevenção e cura dos agravos que interferem na preservação da vida e da saúde.

Av. FAB 069 – Centro

CEP: 68906-000 – Macapá/AP

Telefone: (96) 3312-1507 / 1545 / 1509

Fax: (96) 3312-1520

E-mail: gab_sesa@amapa.gov.br; gab_sesa@saude.ap.gov.br;

Redes Sociais: Facebook

www.saude.ap.gov.br