SES/AM – FVS realiza capacitação para implantação de brigadas contra o Aedes aegypti, em 10 municípios do entorno

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), inicia nesta quinta-feira (11), o cronograma de treinamentos para implantação de brigadas contra o Aedes aegypti, nos municípios que compõem o entorno de Manaus, tais como: Novo Airão, Manacapuru, Itacoatiara, Itapiranga, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Iranduba, Careiro, Manaquiri e Autazes.

O diretor-presidente da FVS-AM, Bernardino Albuquerque, explicou que é importante a adesão dos municípios do entorno de Manaus, por conta da aproximação da capital, que registra o número maior de casos de doenças como dengue, febre chikugunya e zika vírus, transmitidas pelo vetor. “Cerca de 20 técnicos da FVS irão in loco para os municípios, quinta-feira e sexta-feira (11 e 12), para treinar os técnicos das Secretarias Municipais de Saúde. Após o treinamento, eles serão os pontos focais para ampliar para as outras secretarias municipais”, disse Albuquerque. 

Albuquerque destacou o formato do treinamento, que é dividido com atividades educacionais e prática de controle vetorial. “Esse é o momento de mobilização social, com o envolvimento de todos para o combate ao Aedes aegypti, que normalmente é encontrado no ambiente do trabalho e dentro de casa”, afirmou.

O Amazonas teve 825 casos notificados de Dengue, em 2016, sendo que Manaus contabilizou 453 casos notificados da doença. Em relação ao Zika vírus, foram notificados em Manaus 364 casos suspeitos, e três notificados por Itacoatiara. Até o momento foram notificados cinco casos suspeitos por Febre Chikungunya na capital amazonense.

Em Manaus a capacitação para as instituições públicas iniciam na segunda-feira (15), no auditório da Susam, durante todo o dia, para os seguintes órgãos: Hospital Chapot Prevost, Spa Antônio Aleixo, Hospital Geraldo da Rocha, Instituto da Criança, Policlínica Antônio Aleixo, Policlínica Codajás, Policlínica Zeno Lanzini, HPS Zona Sul, SPA Joventina Dias, Hospital Delphina Azis Zona Norte, Hospital Universitário Getúlio Vargas, Central de Medicamentos, Maternidade Alvorada, Maternidade Balbina Mestrinho, Caimi André Araújo, entre outros.
Fonte: SES/AM