Amazonas – Susam promove capacitação em Gestão do Trabalho e Educação

Com o objetivo de capacitar e atualizar os profissionais das áreas de saúde e educação na gestão do trabalho e educação em saúde, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam), em parceria com a Escola Técnica do SUS, está realizando a 1ª Oficina Regional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. A oficina, que acontece no Hotel Da Vinci, em Adrianópolis, teve início na terça-feira (16) e se encerra na sexta-feira (19).

Participam da capacitação gestores da capital e de onze municípios do interior do estado, entre eles secretários municipais de Saúde e de Educação, conselheiros de saúde e representantes das instituições de ensino de nível técnico e superior. “Essas pessoas estão aqui ampliando seus conhecimentos sobre a Política Nacional de Educação Permanente, legislação relacionada à gestão de recursos humanos, conhecendo os instrumentos de planejamento em saúde e a Política Nacional de Humanização”, explica o secretário de estado de saúde, Wilson Alecrim.

A capacitação está sendo ministrada pela equipe técnica da própria Susam e da Escola Técnica do SUS. Entre os assuntos abordados durante o curso estão o Perfil Epidemiológico da Região do Entorno de Manaus; Princípios e Práticas da Gestão Pública de Recursos Humanos; e a Desprecarização do Trabalho.

Durante a oficina será criada a Comissão Regional de Integração Ensino e Serviço, que será responsável por promover e estimular o entendimento da política de educação permanente, promover a integração entre o setor da saúde e as instituições formadoras de profissionais da área e possibilitar o serviço como campo de formação para os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS).

Também será elaborado o Plano Regional de Educação Permanente em Saúde e criado o Grupo de Assessoramento, que será responsável por trabalhar em conjunto com a gestão de recursos humanos dos municípios, os processos relativos à aplicação de legislação, direitos e deveres, negociação, política de humanização, entre outros assuntos.