Primeiro-Ministro do Québec condecora assessor do CONASS, Fernando Cupertino

O assessor para Relações Internacionais do CONASS, Fernando Cupertino recebeu ontem (14), das mãos do Primeiro-Ministro, Philippe Couillard, o grau de cavaleiro da Ordem Nacional do Québec – a mais alta condecoração do governo do Québec (Canadá). Instituída há trinta anos, a Ordem Nacional do Québec homenageou somente 71 personalidades estrangeiras ao Canadá até o presente, ou seja, uma média de duas por ano.

O assessor do CONASS é o segundo brasileiro a receber a condecoração. A primeira foi a professora Zilá Bernd, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A comenda é um reconhecimento por mais de vinte anos do seu trabalho na promoção e no fortalecimento do intercâmbio entre o Québec e o Brasil, especialmente na área da saúde, tanto na gestão, quanto no setor acadêmico, conforme a nota oficial do Governo do Québec que explica a concessão da homenagem.

O Centro de Reabilitação e Readaptação Dr Henrique Santillo-CRER, em Goiânia, é um dos muitos frutos de seu trabalho de intercâmbio e cooperação, assim como o projeto de intercâmbio e transferência de tecnologia em regionalização da saúde, inteiramente financiado pela Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional, implementado entre 2001 e 2004, quando foi Secretário de Saúde do Estado de Goiás.

A Ordem Nacional do Québec já condecorou personalidades estrangeiras como o ator francês Gérard Dépardieu, o médico e ex-ministro francês  Bernard Kouchner, os políticos franceses Lionel Jospin e Jacques Chirac, os artistas Charles Aznavour e Céline Dion e o maestro Kent Nagano, dentre outros.