Bahia

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Secretario de Estado da Saúde da Bahia

Fábio Vilas Boas é médico, autor de diversos livros e artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais. Passou pelos Hospitais Aliança, Espanhol e Santa Isabel. Integra o American College of Cardiology e a Sociedade Européia de Cardiologia na categoria de Fellow.

 

Secretaria de Estado da Saúde da Bahia – SESAB

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia – SESAB, criada pela Lei nº 2.321, de 11 de abril de 1966, e modificada pelas Leis nos 7.435, de 30 de dezembro de 1998, 8.888, de 24 de novembro de 2003, 9.831, de 01 de dezembro de 2005, e 10.955, de 21 de dezembro de 2007, tem por finalidade a formulação da política estadual de saúde, a gestão do Sistema Estadual de Saúde e a execução de ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde, em consonância com as disposições da Lei Federal nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, que constitui o Sistema Único de Saúde – SUS.

Compete à SESAB

  1. Formular a política de saúde no Estado e implementar atividades de caráter político-estratégico, objetivando a criação de projetos de governo e mobilização de vontades políticas, recursos econômicos e organizativos.
  2. Articular-se com órgãos e entidades da administração pública federal, estadual e municipal e com organizações não-governamentais para a elaboração e condução de projetos intersetoriais.
  3. Coordenar a elaboração, execução e avaliação do Plano Estadual de Saúde, de acordo com os ditames emanados do Conselho Estadual de Saúde.
  4. Monitorar e avaliar, permanentemente, a situação da saúde no Estado.
  5. Identificar, analisar e intervir na situação dos fatores envolvidos no processo de saúde/doença.
  6. Identificar problemas que ultrapassem a área de abrangência e de influência de cada sistema municipal de saúde e adotar medidas pertinentes.
  7. Regular, avaliar e controlar as ações descentralizadas, utilizando parâmetros flexíveis, adaptados à realidade da atenção à saúde, em cada município.
  8. Exercer a regulação do Sistema Estadual de Saúde, através da definição, acompanhamento e avaliação de normas, padrões e critérios de excelência para a gestão e funcionamento dos serviços de saúde, voltados para a qualidade da atenção e satisfação do usuário.
  9. Promover com eqüidade a distribuição de recursos, utilizando critérios de “discriminação positiva” em bases epidemiológicas e sociais, na definição de parâmetros para a transferência de recursos aos municípios.
  10. Definir e executar uma política de educação permanente, diretamente, e em articulação com instituições de ensino em saúde.
  11. Desenvolver ações de comunicação com a sociedade e com as instituições do setor de saúde.
  12. Cooperar tecnicamente com os municípios, subsidiando a construção de modelos assistenciais e de gestão.
  13. Promover a captação de recursos junto às instituições públicas e privadas, nacionais, estrangeiras e internacionais, para implementação das ações de saúde.
  14. Identificar as necessidades de avanços científicos e tecnológicos para o desenvolvimento dos serviços públicos de saúde no Estado e fomentar a realização de pesquisas.
  15. Implementar as ações de Auditoria no SUS/BA.
  16. Exercer outras atividades correlatas.

 

Endereço:

Centro Administrativo da Bahia – 4 Av. Plat. 6 Lado ‘’B’’  3º andar

CEP: 41500-300 – Salvador/BA

Telefone: (71) 3115-4390/8407/4275

Fax: (71)3371-3237

E-mail: gasec.apoio@saude.ba.gov.br; sesab@saude.ba.gov.br

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