Caminhos da Saúde no Brasil

conassDebate02Este livro é o registro do seminário Caminhos da Saúde no Brasil, com o qual se disseminam as reflexões obtidas e se contribui com a sociedade brasileira na construção de um futuro sustentável para o Sistema Único de Saúde (SUS). Neste seminário, procurou-se conhecer melhor os Caminhos da Saúde no Brasil, a fim de se responder se haverá, nos próximos anos, o aprofundamento da segmentação do sistema de saúde pública, quais as alternativas possíveis a essa tendência de cobertura universal em saúde ou se seremos capazes de consolidar o sistema universal de saúde preconizado na Constituição de 1988.

Entre os diversos pontos analisados, os que mais suscitaram o debate foram: a contradição entre universalização e segmentação; o subfinanciamento da saúde no Brasil; a dificuldade de integração entre a ação pública no âmbito do SUS e a saúde suplementar; e as barreiras culturais interpostas ao processo de mudança.

O desejo do CONASS é de que as ideias aqui registradas – expressão livre do pensamento de cada um dos autores – possam contribuir para o delineamento de caminhos capazes de consolidar o sistema de saúde brasileiro.

livro completo

Informações Técnicas