Brasil Saúde Amanhã debate, dia 25/06, o acesso a medicamentos

Os empecilhos à universalidade e à equidade no acesso a medicamentos é tema do novo livro da iniciativa Brasil Saúde Amanhã, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com lançamento on-line dia 25 de junho, às 17h, em www.saudeamanha.fiocruz.br. Editado pela Edições Livres, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), a obra  “Desafios do Acesso a Medicamentos no Brasil” percorre os 30 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) e projeta o futuro da assistência farmacêutica no horizonte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O evento de lançamento promoverá a palestra magna “Acesso a medicamentos no mundo contemporâneo: perspectivas para as próximas décadas”, ministrada pela representante da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) no Brasil, Socorro Gross Galiano, às 17h30. Participam, como debatedores, os organizadores do livro – os pesquisadores Jorge Bermudez, Jorge Costa e José Carvalho de Noronha, todos da Fiocruz – e o coordenador da Estratégia Fiocruz para Agenda 2030, Paulo Gadelha. O evento recebe, ainda, a presidente da Fundação, Nísia Trindade Lima, seu Vice-Presidente de Produção e Inovação em Saúde, Marco Aurélio Krieger, e o diretor do Icict/Fiocruz, Rodrigo Murtinho, que coordena a Edições Livres.
“Percorremos o ontem, o hoje e o amanhã, discutindo medicamentos essenciais, estratégicos e as barreiras representadas pela propriedade intelectual e os monopólios, entre outras questões. O setor farmoquímico, o setor farmacêutico e a produção de biológicos são abordados nas dinâmicas da produção atual e no panorama para o futuro. A medicina do futuro já chegou e poderá mudar substancialmente nosso sistema de saúde. Cabe interrogar se nosso SUS, com as limitações das políticas de austeridade implementadas atualmente, será capaz de responder aos desafios do futuro”, apresenta Noronha, coordenador executivo da iniciativa Brasil Saúde Amanhã.
O livro é fruto de seminário “Desafios do acesso a medicamentos no Brasil” promovido em outubro de 2019 pela iniciativa Brasil Saúde Amanhã.
Para assistir ao seminário, o link é https://www.youtube.com/watch?v=XwxVpAgYMHk
por Bel Levy (Brasil Saúde Amanhã)
<-Voltar