Câmara Técnica de Atenção Primária à Saúde reúne profissionais de Atenção e Vigilância, em Natal

Técnicos das Secretarias Estaduais de Saúde das áreas de Atenção à Saúde e Vigilância estão reunidos em Natal para reunião da Câmara Técnica de Atenção Primária à Saúde (CTAPS) do CONASS.

Essa é a terceira de uma série de reuniões que o Conselho tem realizado com a participação dessas áreas a fim de promover a integração entre ambas. Em junho e novembro do ano passado, os encontros aconteceram em Maceió e Aracajú e abordaram os temas Manejo de Crônicas e Sistemas de Informações e Análise da Situação de Saúde, respectivamente.

O encontro desta semana teve início na manhã de hoje (19), e continua até amanhã e contou com a presença do secretário de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte, Luiz Roberto Leite Fonseca. O secretário agradeceu aos técnicos das SES e a equipe do CONASS pela realização da Câmara Técnica no estado.

Nesta manhã, o professor Eugênio Vilaça Mendes, apresentou algumas questões relativas ao Modelo de Atenção às condições Crônicas (MACC) e à Construção Social da Atenção Primária à Saúde (APS).

Dentre os temas que serão abordados ao longo dos dois dias do encontro estão Monitoramento das Metas Nacionais e Globais para o Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis no Brasil 2011-2022. O Ministério da Saúde também participa da Câmara Técnica. Patricia Chueiri, coordenadora de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas (CGAPDC/ DAET/SAS/MS), irá falar sobre a Rede de Crônicas. Além dessas atividades, os técnicos irão realizar trabalhos em grupos sobre as facilidades e fragilidades no Eixo Vigilância – Metas Estaduais para o Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis no Brasil 2011-2022, e Eixo Vigilância X Atenção – nesse tema em questão os participantes irão trabalhar o Plano que foi construído no curso em Maceió.

Acesse abaixo as apresentações dos dois dias do encontro:

 

Planejamento das ações dos planos de crônicas nos estados – Atenção X Vigilância
A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
O MODELO DE ATENÇÃO ÀS CONDIÇÕES CRÔNICAS (MACC) NA APS
Metas globais, regionais e nacionais doenças crônicas não transmissíveis
Diagnóstico da situação da implantação do Plano de Ações Estratégicas para Enfrentamento das DCNT
ATIVIDADE EM GRUPO – REGIÕES: CENTRO-OESTE E NORTE
Rede de Atenção as pessoas com doenças crônicas

Ascom CONASS

ascom@conass.org.br

61-3222-3000