Câmaras técnicas de Atenção à Saúde, Assistência Farmacêutica e Gestão e Financiamento do CONASS se reúnem em Brasília

Brasília – Representantes das secretarias estaduais de saúde (SES) estão reunidos em Brasília para as Câmaras Técnicas de Atenção à Saúde, Assistência Farmacêutica e Gestão e Financiamento do CONASS. O encontro teve início na segunda-feira (11) e segue nesta terça (12), com momentos conjuntos entre os grupos.

O coordenador técnico do CONASS, René Moreira, ressaltou que as reuniões conjuntas foram pensadas para abranger assuntos prioritários para o momento. “Temos diversos temas que são importantes e alguns deles nós percebemos que precisariam ser discutidos juntamente, como por exemplo a questão da Atenção Oncológica, a qual chegamos à conclusão que precisaria ser debatida entre as Câmaras Técnicas de Atenção à Saúde e de Assistência Farmacêutica”, observou.

Sobre a Câmara Técnica de Gestão e Financiamento, ele explicou que o foco do debate é contratualização e contratos de gestão. “Teremos a participação de representantes das SES de Goiás e de São Paulo que falarão sobre o monitoramento e avaliação do contrato de gestão firmado entre a SES e as organizações sociais de saúde. Eles nos ajudarão nessa questão na medida em que estamos sendo muito demandados pelas secretarias para dar apoio nesta área”, ressaltou.

Além desses assuntos, as Câmaras Técnicas em questão também debateram a revisão normativa da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) propostas pelo Ministério da Saúde; a migração dos procedimentos FAEC para o MAC; a migração dos procedimentos do glaucoma e reajuste dos procedimentos cirúrgicos oftalmológicos; a unificação dos blocos de financiamento; a proposta do plano de trabalho e metodologia para incorporação de medicamentos hospitalares e oncológicos na Rename 2018; entre outros.

Assessoria de Comunicação do CONASS

(61) 3222-3000

ascom@conass.org.br