Caminhada da Mãe Potiguar homenageia doadoras de leite materno

Kelly Barros – SES/RN

Neste sábado (11), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN), realizará a Caminhada da Mãe Potiguar. Em sua terceira edição, o evento, cujo tema é “Valorização da mãe doadora de leite humano e conscientização quanto à prevenção do câncer de mama”, deverá reunir mais de mil pessoas, em um dia de atividade física, integração, solidariedade e homenagens às mães doadoras de leite humano. A caminhada vai comemorar tanto o Dias das Mães, quanto o Dia Mundial de Doação do Leite Humano (19 de maio).

Conforme a coordenadora estadual de Aleitamento Materno, Evanúzia Dantas, o Banco de Leite Humano do RN ainda conta com um número reduzido de doadoras. Diante disso, explicou, “a caminhada é mais uma ação desenvolvida em busca de incentivar e sensibilizar as mães que dispõem de leite materno em quantidade suficiente para doação, quanto à importância desse ato de solidariedade, capaz de salvar vidas”. O leite doado é prioritariamente destinado aos bebês internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal.

No evento, será feita uma homenagem às quatro mães que mais doaram leite materno aos bancos do Estado. Entre elas, está Lidiana Nascimento, doadora do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Santa Catarina. Segundo Lidiana, “todas as mães em condições de doar leite devem fazer esse gesto tão importante de ajuda ao próximo”. Lidiana contou que doava semanalmente 40 potes de vidro de 150 ml, entregues e recolhidos pelo BLH, em sua própria residência.

Além da homenagem, a programação contará com aula de aeróbica, massagens, orientação dermatológica, aferição da pressão arterial, shows musicais, distribuição de frutas, entre outros serviços. Durante o período de inscrições, foram arrecadadas aproximadamente duas toneladas de alimentos não perecíveis, a serem doados a instituições carentes, além de dezenas de frascos de vidro com tampa plástica, destinados à coleta do leite humano doado aos bancos de leite do Estado.

A Sesap realizará, ainda, um Workshop sobre Aleitamento Materno, na próxima segunda-feira (13), das 8h às 12h, no Praiamar Hotel, em Natal, com o objetivo de capacitar profissionais que atuam em bancos de leite e postos de coleta de Natal, Mossoró, Caicó, Parnamirim e Currais Novos.

Serviço

A concentração da Caminhada da Mãe Potiguar ocorrerá no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, na Avenida Prudente de Morais, em Natal, às 7h, onde está previsto um alongamento e aquecimento coordenado por professores de educação física. O percurso será de 1,8 quilômetros e terá como destino o Parque das Dunas.

Redação ASCOM (84)- 3232-2618/3232-2630
Site:www.saude.rn.gov.br
Twitter: www.twitter.com/SesapRN

<-Voltar