A campanha do Janeiro Branco  é uma campanha dedicada a evidenciar temas de saúde mental convidando a sociedade a pensar sobre o sentido e propósito de vida, qualidade dos seus relacionamentos, emoções, pensamentos e comportamentos.

Direciona-se a prevenção do adoecimento mental em todos os campos, esferas e espaços em que o indivíduo se faz presente.

A campanha instiga reflexões referentes ao cuidado direcionado às questões psicológicas, emocionais, relacionais e comportamentais.

Cuidar da Saúde Mental é importante para a manutenção do bem estar do indivíduo, na forma de relacionar-se consigo mesmo e com o outro, bem como na resiliência em lidar com situações de frustrações, perdas e pressões externas.

Nesse sentido firmamos que pensar em saúde mental é entender que isso vai além da presença de um transtorno psíquico. É importante o cuidado na busca de qualidade de vida e na forma de lidar com as dificuldades do dia a dia. Por isso, se algo não estiver indo bem, busque ajuda!

Esse cuidado pode acontecer na Atenção Primária, nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Hospitais Gerais, Ambulatórios especializados ou outros dispositivos do SUS existentes na comunidade.

Fonte: SES/PI – Gerência de Atenção à Saúde Mental/SESAPI