Campanha Nacional de Combate ao AVC foca no tratamento da doença

aplicativo_avcA Campanha Nacional de Combate ao AVC, iniciativa da Rede Brasil AVC, Academia Brasileira de Neurologia, Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares, e Associação Brasil AVC, em parceria com a World Stroke Organization (WSO), será realizada de 22 a 30 de outubro de 2016. O tema Mundial da Campanha do AVC 2016 será “AVC tem tratamento: vidas podem ser melhoradas com mais conscientização, acesso e ação”. Estaremos atuando em diversas cidades brasileiras, junto com vários parceiros, promovendo um conjunto de ações que promovam a melhoria de vida das pessoas com relação ao AVC.

Em todo mundo, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) representa um dos mais sérios problemas de saúde. Para se ter ideia, a cada ano, 17 milhões de pessoas tem um AVC no mundo, 6,5 milhões morrem e 26 milhões vivem com incapacidade permanente em consequência deste agravo.

No Brasil, de acordo com informações totalizadas pelo Ministério da Saúde, em 2014, foram cerca de 100 mil óbitos em decorrência do AVC e tivemos em 2015 mais de 228 mil internações motivadas por esta doença

No entanto, sabemos que o atendimento de urgência especializado do AVC, com tratamento baseado em evidências, aumenta sobremaneira as chances de boa recuperação do indivíduo que sofreu um AVC. Por isso, a Campanha Nacional de Combate ao AVC vai destacar os seguintes aspectos: 

CONSCIENTIZAÇÃO

Precisamos divulgar que o AVC pode acontecer com qualquer pessoa de qualquer idade. O AVC afeta a todos: sobreviventes, família, amigos, locais de trabalho e comunidades.

ACESSO

Com a identificação precoce dos sintomas de AVC e o tratamento médico de emergência em Unidade de AVC intensifica consideravelmente a recuperação.

AÇÃO

O AVC afeta a todos nós. Vamos agir, promover a conscientização, mobilizar pessoas, instituições e insistir na melhoria do acesso aos tratamentos do AVC. 

pelos canais de comunicação utilizados por sua instituição (Site, perfil nas redes sociais, boletins eletrônicos, etc…). Solicitamos também, se houver possibilidade, a realização de algum tipo de ação pública que desperte na população a importância de saber os principais sinais e sintomas do AVC, de verificar constantemente alguns indicadores de saúde (pressão Arterial, Taxas de colesterol e glicemia, IMC, etc…), de estimular a prática de atividades físicas e a necessidade de uma alimentação saudável.

 

APLICATIVO AVC BRASIL

Neste ano, temos como inovação o lançamento do aplicativo AVC Brasil, ferramenta para celulares smartphones e tablets, que pode ser baixada gratuitamente nas lojas virtuais dos sistemas ANDROID e IOS.

O aplicativo AVC traz informações sobre os principais sinais e sintomas do AVC, orientações sobre como prevenir a doença, relação de hospitais especializados para o tratamento da doença, com endereço completo, com mapa e distância a ser percorrida até a unidade mais próxima, sempre atualizada por geolocalização, ou seja, a relação de unidades de especializadas de assistência será atualizada automaticamente, de acordo com a cidade onde o usuário estiver no momento do acesso. 

O Aplicativo AVC Brasil também disponibiliza para o seu usuário a função de discagem emergencial com três botões de chamada instantânea. A pessoa poderá ligar, com apenas dois toques na tela do celular, para três opções de números: SAMU 192, um número telefônico de pessoa próxima ou de um serviço pré-hospitalar contratado.  

 

Quem somos  

A Rede Brasil AVC é uma organização não Governamental, filiada a World Stroke Organizacion (WSO), criada com a finalidade de melhorar a assistência global ao paciente com AVC em todo o País. A Rede Brasil AVC é formada por profissionais de diversas áreas que unidos lutam para diminuir o número de casos da doença, melhorar o atendimento pré-hospitalar e hospitalar ao paciente, melhorar a prevenção ao AVC, propiciar a reabilitação precoce e reintegração social.  

A missão da Rede Brasil AVC é atuar no sentido ajudar a organizar e qualificar o cuidado ao paciente com Acidente Vascular Cerebral no âmbito da prevenção, tratamento e reabilitação, atuando na busca contínua da excelência no ensino, pesquisa e assistência ao paciente e seus familiares em todo país.

Fonte: Rede Brasil AVC