Canal Saúde realiza oficina de vídeo em Mato Grosso do Sul

Atividade realizada a pedido do Cosems MS deve iniciar processo de criação de um Canal Saúde do estado

O Canal Saúde realiza, entre 16 e 20 de setembro, uma oficina no Mato Grosso do Sul. O objetivo da “1ª Oficina de Produção e Uso de Vídeos pelo Canal Saúde em MS” é, além de ensinar noções da área, que os participantes entendam como funciona a produção de vídeos e, com esse conhecimento, fiquem capacitados a demandar melhor produtos audiovisuais de seus parceiros.

A oficina foi pedida pela Comissão de Educação Permanente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Mato Grosso do Sul (Cosems/MS) e é a primeira que acontece como fruto do seminário “Que Canal Saúde Você Quer Ver?”. O seminário foi realizado em maio de 2012, com representantes de Conselhos de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), conselhos estaduais e secretarias de saúde de todo o Brasil, com o objetivo de mobilizar a audiência.

A intenção do Cosems MS é potencializar o diálogo da entidade com a TV Universitária da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e a partir da oficina constituir uma rede de parceiros, receptores e produtores de vídeos educativos em saúde. A ideia é, com base nessa rede, iniciar o processo de criação de um Canal Saúde – Mato Grosso do Sul.

Ao todo, 25 pessoas vão participar da oficina. Entre os participantes haverá representantes da UFMS, da Fiocruz, da Secretaria Estadual de Saúde do MS, do Cosems MS, do Conselho Estadual de Saúde do MS e de um Conselho Municipal de Saúde, entre outros. A oficina será ministrada pela coordenadora de mobilização do Canal Saúde, Mônica Mourão; pela coordenadora do Núcleo de Comunicação, Ana Cristina Figueira; e pelo editor Swamy Barão.

“Acreditamos que é no contato mais próximo com as pessoas nos estados que vamos fortalecer nossa audiência e nossas parcerias”, afirma Mônica Mourão. Segundo ela, o Canal Saúde espera que a partir da concretização desse trabalho a emissora consiga desenvolver outras ações nos estados, além das oficinas. O evento contribui com estratégia do Canal de criar de uma rede de parceiros para a ampliação da audiência da emissora e do seu uso estratégico para o fortalecimento do SUS.

No final da oficina, os participantes, divididos em cinco equipes, devem produzir e editar cinco vídeos curtos, de cerca de um minuto. O principal “produto” esperado ao final da oficina, entretanto, é a realização de um planejamento do uso de vídeos. Com a conclusão do trabalho, espera-se a formação do Núcleo de Comunicação e Informação em Saúde em Mato Grosso do Sul e ampliar a audiência do Canal Saúde regionalmente, a partir da valorização do controle social.

O Canal Saúde foi convidado também a participar, no último dia, da reunião da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB). Nela, o trabalho do Canal e os resultados da oficina serão apresentados a gestores estaduais e municipais da área da saúde de Mato Grosso do Sul.

Como próximo passo dentro da estratégia de mobilização da audiência, o Canal Saúde deve realizar uma oficina de produção de vídeos em Tocantins, em novembro, nos mesmos moldes da que acontecerá em Mato Grosso do Sul este mês.


Assessoria de Comunicação – Canal Saúde/Fiocruz/Ministério da Saúde
Gabriel Cavalcanti da Fonseca – 21 3194-7743
gabrielcfonseca@gmail.com                                                           

www.canalsaude.fiocruz.br www.twitter.com/canalsaude www.facebook.com/canalsaudeoficial