Capacitação de profissionais de saúde do Rio de Janeiro está com inscrições abertas

Com objetivo de capacitar gestores e profissionais de saúde que atuem na Rede de Atenção Primária do Município do Rio de Janeiro, nas áreas de promoção, vigilância e assistência básica à saúde a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) e a Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro abrem inscrições para o Curso de Especialização em Saúde Pública. As inscrições estão abertas até o dia 16 de março. Os candidatos devem preencher o formulário eletrônico disponível na Plataforma Siga Lato Sensu da Fiocruz.

O curso é coordenado pelos pesquisadores Sandra Aparecida Venancio de Siqueira e José Inácio Jardim Motta (DCS/ENSP/Fiocruz). Serão oferecidas 35 vagas, e o intuito da especialização é apresentar ao aluno o campo da saúde coletiva, desenvolvendo os conceitos estruturantes correspondentes às subáreas constitutivas, gerando competências gerais e específicas para a atuação como sanitarista. Além disso, busca capacitar o aluno para a análise da situação de saúde; avaliar as práticas de atenção em saúde e da gestão e buscar soluções criativas e originais para o funcionamento da rede local de serviços e; contribuir para a organização social, fortalecendo a participação da população na gestão do cuidado.

Há 57 anos na grade curricular da Escola, essa especialização é a formação mais tradicional da ENSP. Embora esteja vinculada ao projeto Teias – Escola Manguinhos, é direcionada aos profissionais de saúde que atuam na Rede de Atenção Primária do Município do Rio de Janeiro. A carga horária total é de 490 horas e será ministrada em dois dias por semana, em horário integral.

A seleção dos alunos ocorrerá em duas etapas: prova escrita e entrevista. A prova escrita está marcada para o dia 1º de abril e tem caráter eliminatório. A entrevista também possui caráter eliminatório e será marcada pela coordenação do curso. O Resultado Final da Seleção será dia 20 de abril de 2012.

Fonte: Ministério da Saúde

Foto: Noel Hendrickson/Corbis