Caputo Neto é eleito presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde

michelle_eleicaoO secretário de Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto, foi eleito nesta quarta-feira (29), em Brasília, presidente do Conass, entidade que reúne todos os 27 secretários estaduais de saúde do país. Esta é a segunda vez que um paranaense é eleito para ocupar o cargo.

De acordo com Caputo Neto, sua escolha demonstra a posição de destaque que o Paraná ocupa atualmente no âmbito da saúde pública nacional. “Ao longo dos últimos seis anos e três meses à frente da Secretaria de Estado da Saúde, desenvolvemos um trabalho que hoje é considerado modelo para o país. Ações que estão transformando o SUS do Paraná e já estão sendo replicadas em outros Estados”, disse ele.

Em seu discurso, o secretário do Paraná ressaltou também a importância da entidade no sentido de modernizar a gestão das secretarias de saúde, buscando cada vez mais a eficiência dos serviços. “Neste ano à frente do Conass, espero dar continuidade ao que foi construído nos últimos anos. Temos aqui um dos fóruns mais representativos e qualificados, que acima de tudo, busca sempre o bem-estar e a saúde da população”, destacou.

A eleição de Caputo Neto para a presidência do Conass foi por aclamação. Todos os secretários presentes apostaram na experiência do secretário paranaense para a condução dos trabalhos, sobretudo na relação com o Ministério da Saúde, que também tem um paranaense no comando, o maringaense Ricardo Barros.

Segundo o secretário de saúde do Rio Grande do Sul, João Gabardo, que deixa a presidência nesta gestão, Caputo Neto é o secretário de saúde há mais tempo no cargo dentre todos os Estados brasileiros. “Ele é o único que permanece como secretário desde 2011. Um nome respeitado, que tem trânsito aberto entre todos nós e será essencial para manter a unidade deste fórum”, ressaltou.

Já Leonardo Vilela, secretário de Goiás, afirmou que a escolha de Caputo Neto reconhece o trabalho de um dos membros mais ativos do Conass nos últimos anos. “Com certeza, nosso colega do Paraná tem todos os predicados para manter este fórum no caminho certo para avançar ainda mais em prol da saúde pública brasileira”, declarou.

Também compõem a mesa diretora como vice-presidentes regionais os secretários do Rio Grande do Sul, João Gabbardo dos Reis (Sul); do Distrito Federal, Humberto Fonseca (Centro-Oeste); do Rio de Janeiro, Luis Antônio de Souza Teixeira Júnior (Sudeste); do Pernambuco, José Iran Costa Júnior, e do Pará, Vítor Manuel Jesus Mateus (Norte).
A posse oficial será no dia 25 de abril, data da próxima Assembleia do Conass, em Brasília.

Da esquerda para a direita: Vitor Manuel (SES/PA), João Gabbardo (SES/RS), Michele Caputo Neto (SES/PR), Luiz Antônio (SES/RJ) e Iran Costa Júnior (SES/PE)

Da esquerda para a direita: Vitor Manuel (SES/PA), João Gabbardo (SES/RS), Michele Caputo Neto (SES/PR), Luiz Antônio (SES/RJ) e Iran Costa Júnior (SES/PE)

Diretoria CONASS – Gestão 2017/2018
Presidente
Michele Caputo Neto – SES/PR

Vice-presidentes
Região Norte: Vitor Manoel Jesus Mateus – SES/PA
Região Nordeste: José Iran Costa Júnior – SES/PE
Região Sudeste: Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior – SES/RJ
Região Sul: João Gabbardo dos Reis – SES/RS
Região Centro Oeste: Humberto Lucena Pereira Fonseca – SES/DF

Comissão Fiscal – Titulares
Claudia Luciana de Sousa Mascenas Vera – SES/PB
Henrique Jorge Javi de Sousa – SES/CE
George Antunes de Oliveira – SES/RN

Comissão Fiscal – Suplentes
Humberto Lucena Pereira Costa (SES/DF)
Marcus Esner Musafir – SES/TO
Christian Reis Teixeira – SES/AL
Carlos Eduardo de Oliveira Lula – SES/MA

Representante do CONASS na HEMOBRAS
Henrique Jorge Javi de Sousa – SES/CE

Representante do CONASS na Agência Nacional de Saúde Suplementar
Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior – SES/RJ
René Santos – CONASS (suplente)

Humberto Lucena Pereira Costa (SES/DF)

Humberto Lucena Pereira Costa (SES/DF)

Representantes do CONASS no Conselho Consultivo da ANVISA
Humberto Lucena Pereira Fonseca ? SES/DF
Viviane Rocha de Luiz ? CONASS (suplente)

Secretário Executivo
Jurandi Frutuoso

Currículo Michele Caputo Neto

Descendente de italianos, Caputo Neto foi o primeiro de sua família a nascer no Brasil. Maringaense e formado na Universidade Estadual de Maringá, tornou-se em 2011 o primeiro farmacêutico e profissional não médico a assumir o cargo de secretário de Estado da Saúde do Paraná.

Servidor público de carreira da pasta, ingressou no Estado em 1985, na gestão do então governador José Richa. Ao longo de sua carreira, foi chefe de gabinete da Fundação Nacional de Saúde, chefe da Vigilância Sanitária Estadual, diretor-geral do Centro de Medicamentos do Paraná e diretor dos Órgãos Produtores de Insumos e Imunobiológicos da Secretaria de Estado da Saúde. No Município de Curitiba, foi Secretário Municipal de Assuntos Metropolitanos e duas vezes Secretário Municipal de Saúde.

Texto: Assessoria de Comunicação Social  SES/PR
Foto: Ascom/CONASS

<-Voltar