Cartilha “Homens Gays e Bissexuais: Direitos, Saúde e Participação Social”

homens_gays_biJá está disponível na versão digital a cartilha “Homens Gays e Bissexuais: Direitos, Saúde e Participação Social”. Elaborada pelo Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Apoio à Gestão Participativa da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (DAGEP/SGEP/MS), a publicação tem por objetivo destacar a importância da participação social na construção das políticas públicas, em especial da saúde, considerando as especificidades de homens gays e bissexuais.

Dividida em nove capítulos a cartilha aborda a participação social no Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na atuação da sociedade civil na garantia do direito à saúde, incluindo depoimentos de representantes dos segmentos de homens gays e bissexuais. Aborda também as interfaces entre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem e a Política Nacional de Saúde Integral LGBT e o direito de acesso à saúde, com respeito à diversidade.

A cartilha ‘Homens Gays e Bissexuais: Direitos, Saúde e Participação Social’ é a terceira publicação da série movimentos sociais, que inclui as cartilhas ‘Mulheres Lésbicas e Bissexuais: Direito, Saúde e Participação Social’ e ‘Tecendo a saúde de mulheres do campo, da floresta e das águas: direito e participação’ todas disponíveis no portal da Saúde.

Texto: Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP/MS)
Edição: Comunicação Interna/ASCOM/GM/MS