Caxias, no Maranhão, encerra primeira etapa do processo de Planificação da Atenção à Saúde proposto pelo CONASS

caxias-2A Região de Caxias no Maranhão encerra com nesta terça-feira (13), com a realização de um seminário, a primeira etapa do processo de Planificação da Atenção à Saúde desenvolvido pelo CONASS com o objetivo de organizar a Atenção Primária à Saúde (APS) e a Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) nas Redes de Atenção à Saúde, por meio de apoio técnico às equipes gestoras e trabalhadores das áreas.

A assessora técnica do CONASS, Zélia Lins, conta que em Caxias o trabalho desenvolvido nesta primeira etapa foi voltado basicamente para o fortalecimento da APS já que a região apresentava uma situação epidemiológica crítica com alta incidência de mortalidades materna e infantil.

Lins explicou que os sete municípios da região foram divididos em dois polos para que as oficinas teóricas contemplassem 100% dos profissionais que trabalham na APS. “Foram realizadas nove oficinas teóricas desde o início de fevereiro deste ano e oficinas de tutorias dentro das unidades laboratórios. Hoje, neste seminário, as equipes de saúde e a equipe estadual poderão mostrar o resultado desta primeira etapa da planificação”.

O professor Eugênio Vilaça Mendes participa do seminário e fala sobre a importância das Redes de Atenção à Saúde, o papel da APS e da sua integração com a AAE dentro do processo de fortalecimento regional da Atenção à Saúde.

A expectativa é expandir o processo de planificação para a região de Timon e para a região metropolitana de São Luís.