Cefope completa 35 anos formando trabalhadores do SUS no RN

O Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde Dr. Manoel da Costa Souza (Cefope) completa, este mês de fevereiro, 35 anos de sua criação, sendo uma das primeiras escolas técnicas do Brasil para formação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). A instituição integra a Rede de Escolas Técnicas do SUS (RETSUS) existente no Brasil.

Thaís Paulo, diretora geral do Cefope, explicou que em todo o país mais de 60% da força de trabalho do SUS é composta por profissionais de nível médio. As escolas técnicas em saúde surgiram para qualificar estes trabalhadores, visando o desenvolvimento integral do cidadão e a qualidade da assistência prestada à população.

“Destaca-se que é preocupação da equipe que compõe a Escola que a formação tenha como base o desenvolvimento do cidadão, a partir da compreensão dos desafios políticos, históricos e sociais que permeiam o trabalho em saúde. Desta forma, o Cefope reforça o comprometimento no fortalecimento do Sistema Único de Saúde a partir da formação dos trabalhadores de nível médio”, disse Thaís.

O Cefope funciona em Natal, na Avenida Alexandrino de Alencar, 1850, no bairro do Tirol e conta com 10 salas de aula, um auditório com capacidade para 180 pessoas e laboratórios para auxiliar a formação dos alunos, além de biblioteca e refeitório. Uma média de 60 trabalhadores estão vinculados à instituição para o desenvolvimento dos cursos.

Atualmente o Cefope oferece os cursos de Tecnologia da Informação em Saúde e Capacitação na atenção integral às crianças com infecção congênita associadas às STORCH e vírus da Zika com apoio às famílias, curso de capacitação dos agentes de combate às endemias e demais agentes que atuam na vigilância em saúde, além da Especialização Técnica de nível médio em Urgência e Emergência e Especialização Técnica de nível médio em enfermagem em linhas do cuidado – atenção psicossocial.

Nesta sexta-feira (18), o secretário de estado da saúde pública, Cipriano Maia, esteve na instituição em reconhecimento aos 35 anos de trabalho desenvolvido pela instituição. Receberam o secretário a direção geral, equipe técnica pedagógica, secretaria escolar, equipe administrativa, Núcleo de Gestão do Trabalho e Educação na saúde, Biblioteca, Observatório de Pesquisa e equipe de serviços gerais. Também acompanhou a visita a coordenadora de recursos humanos da Sesap, Elenimar Bezerra.

Biblioteca

A Biblioteca Izabel dos Santos disponibiliza um acervo especializado na área da saúde com média de 4.500 títulos entre periódicos, livros, monografias dos trabalhos dos alunos, docentes e servidores da instituição e está interligada com o portal BIB – RN, Sistema de Automação de Bibliotecas – SIABI e Biblioteca Virtual em Saúde – BVS sendo esta última, uma estação fixa para pesquisa bibliográfica.