Central de Regulação viabilizou 781 cirurgias ortopédicas em seis meses

captura-de-tela-2016-09-19-as-14-57-23

A Central Metropolitana de Regulação (CMR), que funciona sob forma de co-gestão entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal), divulgou um relatório com indicadores do primeiro semestre de 2016. Os números mostram que a CMR consegue atender a 80% das solicitações recebidas.

“Apesar das dificuldades, com o empenho da equipe conseguimos fazer uma boa produção”, comemora Filomena Marques, coordenadora da Central Metropolitana de Regulação. Ela explica que os dados apresentados foram coletados no Sistema Nacional de Regulação (SISREG), mas ainda há dados inseridos no Sistema Integrado de Gerenciamento Integrado de Usuários do SUS (SIGUS). “Após a contabilização das autorizações inseridas no SIGUS os números poderão dobrar”.

O relatório contabiliza a regulação 38.624 leitos, nos meses de janeiro a junho de 2016. Somente para cirurgias ortopédicas, foram autorizados 781 procedimentos, realizados no Hospital Regional Ruy Pereira, pertencente à rede estadual, e Hospital Memorial, unidade privada contratada por meio de convênio. Para os leitos de obstetrícia, foram regulados 12.895 procedimentos, leitos de pediatria foram 4.770 atendimentos, além de um total de 375 encaminhamentos para leitos de UTI.

No mesmo período também foram autorizados 18.074 exames de alta complexidade, como tomografias, ressonâncias, densitometrias, cintilografias, procedimentos de cateterismo, entre outros. Os números foram obtidos através de dados contidos no SISREG – Sistema Nacional de Regulação, do Ministério da Saúde.

Com este sistema é possível fazer o gerenciamento dos leitos habilitados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) otimizando a gestão das vagas e permitindo uma visão macro dos leitos disponíveis no Estado, melhorando o acesso dos usuários aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

O funcionamento da Central Metropolitana de Regulação (CMR) através da co-gestão possibilita ao estado e municípios o gerenciamento das atividades e o co-financiamento das ações, de forma compartilhada, fato pioneiro no país.

 

Assessoria de Comunicação – ASCOM

Redação ASCOM (84)- 3232-2618/3232-2630/98135-0598

Site:www.saude.rn.gov.br

Twitter: www.twitter.com/SesapRN