Centro de Referência de Saúde da Mulher

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) está com uma vasta programação para comemorar o Dia Internacional da Mulher, 08 de março. Amanhã (06), o Estado ofertará serviços extras de assistência médica à população feminina no Centro de Referência de Saúde da Mulher (CRSM). A ação será em tempo integral. No dia 08, a Sesau levará os serviços às mulheres da Cadeia Pública.

O evento faz parte da programação da 6ª Semana Estadual da Mulher, organizada pelas secretarias de Promoção Humana e Desenvolvimento (SPHD) e Trabalho e Bem Estar Social (Setrabes). No CRSM, os serviços serão abertos ao público. Haverá uma equipe de apoio no Centro de Referência para receber as mulheres e encaminhá-las ao local mais adequado. Na Cadeia Feminina, o Estado pretende atender a todas as mulheres que necessitarem dos serviços.

A Sesau vai oferecer serviços médico de assistência especializada, como clínico, endocrinologista, obstetra, ginecologista e mastologista. Além de nutricionistas e psicólogos nas duas ações. Para dar suporte aos atendimentos ambulatoriais, o Estado ofertará exames, entre eles, preventivo, ultrassonografia, pulsão de mama, aferição de pressão e medição de glicemia.

As mulheres poderão participar de palestras sobre planejamento familiar. A equipe do Núcleo de DST/HIV/Aids fornecerá orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e fará entrega de folders educativo, geles lubrificantes, preservativo masculino e feminino. Com isso, o secretário Estadual de Saúde (Sesau), Leocádio Vasconcelos, disse que a ideia é proporcionar às mulheres momentos de cuidados físicos e psicológicos.

HEMOCENTRO

No Hemocentro, as doadoras de sangue estão recebendo lembranças. Em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, quem procura a unidade, é recebida com uma lembrancinha com chocolate e flores. De acordo com a coordenadora de captação do Hemoraima, Terezinha de Jesus Khan, a ideia é homenagear as mulheres que praticam esse ato de amor.

Rebeca Alencar/Sesau
ASCOM SESAU
(95) 2121-0507
www.saude.rr.gov.br