Centros de Reabilitação buscam qualificar o atendimento em rede

A Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência (RCSPD) promove mais um Encontro de Coordenadores dos Centros Especializados em Reabilitação (CER’s) do Rio Grande do Norte. O evento acontece nesta segunda-feira, 29, das 8h às 17h, no Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, em Macaíba/RN.

A coordenadora estadual da RCSPD, Marilene Soares, ressaltou a importância do evento, que é realizado mensalmente. “É uma oportunidade de integração entre os serviços, de compartilhamento de informações que permite que os serviços disponíveis no estado sejam conhecidos por todos os envolvidos e assim os atendimentos aconteçam de fato em rede”, explicou.

O encontro tem a participação do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Diego Dantas, convidado a coordenar o Grupo Focal: Processos de Trabalho nos CER. Ele desenvolve uma pesquisa de Avaliação dos CER no estado, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

O professor Diego Dantas explicou que a pesquisa de avaliação dos Centros de Reabilitação será feita em 10 estados brasileiros e tem o objetivo de qualificar a rede de atendimentos à pessoa com deficiência em todo o País. “O Rio Grande do Norte foi escolhido para iniciar o trabalho por ser o estado com um nível de articulação da rede considerado bom. Nosso objetivo ao final da pesquisa é criar indicadores de avaliação que nos permitam repensar e qualificar os processos de trabalho nos Centros Especializados em Reabilitação”.

Na oportunidade ele ministrou o curso sobre “Uso e Potencialidades da Classificação Internacional de Funcionalidades, Incapacidade e Saúde (CIF) na Gestão do Cuidado nos CERs”.

No período da tarde será abordada a integração entre os serviços, com abordagens da Saúde da Criança e Saúde Bucal, e avaliação dos objetivos grupais trabalhados com a RCSPD, do fluxo dos pacientes oriundos de municípios que não tem CER habilitado, entre outros assuntos pertinentes ao tema.

O Rio Grande do Norte possui nove serviços habilitados como Centros Especializados em Reabilitação, classificados como CER de acordo com a quantidade de deficiência que atende, entre física, intelectual, auditiva e visual. Em Natal temos o CER III, sob gestão do Governo do Estado, e o CER II (entidade filantrópica Cínica Heitor Carrilho). Em Macaíba a entidade filantrópica Centro de Saúde Anita Garibaldi é a unidade habilitada. Os demais são Centros municipais e estão localizados em Areia Branca, Santa Cruz, Guamaré, São José de Mipibu, Pau dos Ferros e Parnamirim.

Assessoria de Comunicação 

Secretaria de Estado da Saúde Pública

(84) 3232-2618/3232-2630

Site | Facebook | Instagram | Twitter