Certificações de Qualidade são entregues em Curitiba

A 2ª Regional de Saúde – Metropolitana recebeu nesta quarta-feira (28), 25 Selos de Qualidade do programa de Tutoria da Secretaria de Estado da Saúde. Foram avaliadas 57 Unidades de Saúde de oito municípios que fazem parte da Regional.

O secretário de estado da Saúde,Michele Caputo Neto,entrega selo tutoria,bronze e preta para Curitiba e Região metropolitana. Foto:Venilton Küchler

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, participou da cerimônia e comemorou os resultados. “É a terceira Regional de Saúde que visito nesta semana para ser certificada. Isso mostra a qualidade da nossa gestão e do trabalho desenvolvido pelos profissionais da rede de saúde pública do Paraná. Estou muito satisfeito por fazer parte de mais essa conquista”, exalta.

O diretor da 2ª Regional, Guilherme Graziani, comenta que a entrega dos Selos marca a continuação de um processo de excelência. “Já certificamos 81 Unidades de Saúde em apenas um ano. O trabalho da Tutoria motiva os profissionais e a equipe e promove a integração entre todas as áreas da Saúde”, fala.

ENTREGA – Foram avaliadas 57 Unidades de Saúde dos municípios de Campo Largo, Colombo, Contenda, Curitiba, Piraquara, Quitandinha, Rio Negro e São José dos Pinhais, que totalizaram 25 Selos Bronze e dois Selos Prata.

A secretária de Saúde de Rio Negro, Simone Angélica Vitorino Gondro, ressalta a importância para o município do interior em receber a certificação. “Foi muito gratificante, tanto para os profissionais quanto para a população”, fala.

Simone acrescenta que a Tutoria auxilia na padronização dos processos de trabalho, tornando a equipe orgânica e dinâmica.“Qualquer morador da cidade pode ter certeza que está seguro e que será bem atendido. Mas isso não significa que vamos parar, já estamos motivados e direcionados para conquista do Selo Prata nas próximas cerimônias”, conclui.

TUTORIA – Com o apoio de técnicos das Regionais de Saúde, as equipes das Unidades são convidadas a alterar o modelo de atendimento e os processos de trabalho, sempre seguindo as diretrizes da Secretaria de Estado da Saúde.

Concluída cada fase do processo, a unidade passa por rigorosa avaliação, que verifica mais de 100 itens de qualidade – desde aspectos físicos e estruturais até rotinas de trabalho.

Os selos são divididos em três categorias: Bronze, Prata e Ouro, que variam de acordo com o grau de cumprimento dos requisitos preestabelecidos na ferramenta de avaliação. No total, 914 unidades de 336 municípios do Paraná já aderiram ao processo.

A Secretaria de Estado da Saúde tem programada mais uma entrega de Certificação de Qualidade na próxima segunda-feira (2) na 21a Regional de Saúde, em Telêmaco Borba.

Unidades que receberam o Selo Bronze de Qualidade
Campo Largo 

Unidade de Saúde São Silvestre
Unidade de Saúde Vila Glória
Unidade de Saúde Caratuva
Unidade de Saúde Itaboa

Colombo 
Centro de Saúde Elis Regina Sbrissia Mendes
Centro de Saúde São Dimas
Centro de Saúde Atuba
Centro de Saúde Cesar Augusto
Centro de Saúde Belo Rincão

Contenda 
Unidade de Saúde Jardim Planalto
Mini Posto de Catanduvas

Curitiba 
Unidade de Saúde Maria Angélica
Unidade de Saúde São joão Del Rey
Unidade de Saúde Umbará
Unidade de Saúde Xapinhal
Unidade de Saúde Osternack
Unidade de Saúde Bairro Novo
Unidade de Saúde Sambaqui

Piraquara 
Unidade de Saúde Takami Tano – Vila Macedo

Quitandinha 
Unidade de Saúde de Doce Fino
Unidade de Saúde do Turvo

Rio Negro 
Unidade de Saúde Antonio Abdala José
Unidade de Saúde Rubens Zageski

São José dos Pinhais 
Unidade de Saúde Martinópolis
Unidade de Saúde Qussissana

Unidades que receberam o Selo Prata de Qualidade
Colombo 

Unidade de Saúde Nossa Senhora de Fátima
Unidade de Saúde Jardim das Graças