Chamada Pública para Número Temático sobre “Pesquisas Sobre O Programa Mais Médicos: Análises E Perspectivas”

Após dois anos de implantação do Programa Mais Médicos (PMM), o Comitê Gestor da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde da ABRASCO, em parceria com a OPAS, propõe a publicação de um número temático na C&SC abordando “Pesquisas sobre o Programa Mais Médicos: análises e perspectivas”.

A publicação de resultados de pesquisas sobre o PMM, presente atualmente em 4.058 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas, com um contingente de cerca de 18.240 médicos, propiciará a comunicação e articulação entre pesquisadores, profissionais, usuários e gestores da APS, cumprindo assim os objetivos da Rede.

O PMM também está orientado à universalização da residência médica, ampliação de vagas e mudanças nas diretrizes curriculares dos cursos de medicina, iniciativas importantes para a consolidação do SUS. Portanto, além de agregar medidas emergenciais de provisão de médicos, o PMM modifica, em longo prazo, a estrutura de formação de médicos no Brasil.

Neste sentido, consideramos relevante à submissão de artigos originais, com ênfase em resultados de pesquisas que retratem as relações do PMM com as seguintes temáticas:

– ampliação de cobertura, acesso e resolubilidade na rede de atenção básica à saúde e em outros níveis do sistema de saúde;

– organização dos sistemas locais de saúde;

– redução de desigualdades e iniquidades em saúde;

– experiências e satisfação de usuários do SUS;

– experiências e satisfação dos médicos do programa;

– experiências institucionais na formação profissional de médicos e mudanças curriculares em cursos de graduação e residência;

– especialização, educação permanente e supervisão presencial de médicos do programa e,

– fontes de informação sobre o PMM e prioridades na avaliação.

A proposta de data limite para submissão é 15 de março de 2016 e na preparação dos artigos os autores seguem as instruções disponíveis no endereço eletrônico da C&SC. Os artigos serão submetidos para o seguinte endereço eletrônico artigosmaismedicos@gmail.com.

Os editores convidados são os professores Aluísio Gomes da Silva Jr (UFF), Sandro Rodrigues Batista (UFG) e Luiz Augusto Facchini (UFPel).

<-Voltar