CI n.111 – Prêmios Abramge de Medicina e de Jornalismo

A Abramge foi instituída em 8 de agosto de 1966 para congregar as empresas de medicina de grupo, assim como estimular seu crescimento, facilitar seu entrosamento, divulgar novas tecnologias da área da saúde e incentivar o trabalho em parceria com a classe médica. Atualmente reúne cerca de 250 empresas do setor.
Os Prêmios Abramge de Medicina e de Jornalismo objetivam a valorização da pesquisa e do desenvolvimento da medicina no Brasil, bem como buscam destacar a atuação da imprensa e estimular a divulgação de assuntos das áreas médica e de saúde, contribuindo para melhor informar, orientar e conscientizar o público em geral.

1. Tema proposto para 2012

Visando contribuir para a pesquisa de novos tratamentos, a divulgação de informações e o esclarecimento da população, para a sua 18ª edição, a Abramge propõe como tema:

Obesidade Mórbida – Causas, Tratamento e Efeito

A obesidade mórbida é uma doença crônica associada a outras enfermidades graves como doenças coronarianas (angina e infarto), hipertensão arterial, diabetes, acidente vascular cerebral, embolia pulmonar e o próprio câncer. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a obesidade mórbida é classificada como obesidade de grau 3, diagnosticada quando o índice de massa corpórea (IMC) de um indivíduo é igual ou superior a 40 . o que pode indicar sérios riscos à saúde.

2. Participantes

• Médicos – Prêmio Abramge de Medicina
• Jornalistas da mídia impressa – Prêmio Abramge de Jornalismo “Domingos De Lucca Júnior”

Parágrafo Primeiro

Membros da Comissão Julgadora, diretores e funcionários vinculados ao Sistema Abramge, Sinamge e Sinog e suas respectivas regionais não poderão se inscrever no concurso.

Parágrafo Segundo

Os trabalhos poderão ser apresentados individualmente ou em grupo.

3. Conteúdo e Apresentação dos Trabalhos

• Médicos

O trabalho deve ser inédito, identificado com pseudônimo e abordar o tema apresentado no item 1. Quanto ao formato de apresentação, são necessários dois exemplares impressos (face única), em papel A4, fonte Arial 12, contendo entre 30 (trinta) e 60 (sessenta) laudas. Podem ser utilizados quaisquer processos de reprodução, desde que o texto permaneça nítido. Uma cópia gravada em CD-ROM deve acompanhar as versões impressas. Abaixo, o roteiro a ser seguido:

• Resumo
• Abstract
• Introdução
• Apresentação – Casuística e método
• Resultados
• Discussões
• Conclusões
• Referências bibliográficas

Também são necessários os seguintes documentos:

ficha de inscrição preenchida de forma legível;
cópia do registro profissional (CRM);
autorização para eventual publicação do trabalho.

Parágrafo Único

Serão automaticamente excluídos os trabalhos que:
• já tiverem sido publicados;
• já tiverem concorrido, integral ou parcialmente, em edições anteriores do prêmio;
• não apresentarem anexada a documentação completa.

• Jornalistas

Os trabalhos devem abordar o tema indicado no item 1 e já terem sido divulgados na mídia impressa, no período entre 05 de outubro de 2011 e 04 de outubro de 2012.
Cada concorrente pode inscrever até três matérias, enviando seis exemplares (um original e cinco reproduções) das edições dos veículos em que foram publicadas, acompanhadas de autorização para eventual reprodução (com citação da fonte) em publicações da promotora. No caso de matérias não assinadas, é imprescindível carta da direção do veículo atestando a autoria. Além disso, cada concorrente deve encaminhar a seguinte documentação:
ficha de inscrição preenchida de forma legível;
cópia do registro profissional (MTb);

As matérias serão analisadas conforme os seguintes critérios:

abordagem do tema;
originalidade;
estrutura e conteúdo;
clareza de análise;
consistência das conclusões;
confiabilidade das fontes consultadas;
alcance social;
validade para orientação e esclarecimento dos leitores.

3. Entrega

As inscrições serão consideradas válidas a partir do recebimento do material e dos documentos solicitados; poderão ser feitas por carta registrada ou pessoalmente, na Avenida Paulista, 171 – 11º andar – Cerqueira César – São Paulo – SP – CEP 01311-904.

Estarão automaticamente desclassificados os trabalhos entregues sem a documentação solicitada.

4. Prazo

Inscrições e entrega do material: realizadas até o dia 05 de outubro de 2012. Para os trabalhos enviados pelo correio, será considerada a data de postagem indicada no carimbo do serviço postal.

Avaliação dos trabalhos e divulgação dos resultados: 1ª quinzena de novembro de 2012.

5. Comissão Julgadora

As comissões julgadoras serão compostas por até cinco membros (médicos e jornalistas, conforme a categoria) convidados pela Abramge e alheios aos quadros da diretoria da entidade, com exceção de um deles.

Parágrafo Único

A comissão é soberana em suas decisões.

6. Prêmio

– Médicos: R$ 15.000,00 (quinze mil reais) brutos, troféu e diploma.
– Jornalistas: R$ 10.000,00 (dez mil reais) brutos, troféu e diploma.

Parágrafo Primeiro

No caso de premiação de trabalhos apresentados em grupo, os vencedores dividirão o prêmio e receberão diplomas individuais.

Parágrafo Segundo

Se os trabalhos inscritos não corresponderem às exigências do regulamento, a comissão julgadora poderá optar por não conceder premiações.

Parágrafo Terceiro

Havendo empate, os vencedores dividirão o valor da premiação.

7. Divulgação dos Resultados

O vencedor será comunicado via e-mail sobre o resultado do julgamento. Os direitos de divulgação sobre os trabalhos premiados deverão ser integralmente cedidos e transferidos – sem qualquer ônus e pelo período de dois anos – à Abramge.
Os trabalhos inscritos não serão devolvidos, mas incorporados à biblioteca da Abramge.

8. Premiação

A entrega dos prêmios será feita durante o evento de encerramento das atividades do ano do Sistema Abramge/Sinamge/Sinog.
Se o vencedor for originário de outra localidade, a promotora fornecerá passagens aéreas, hospedagem e traslados, em território nacional. Se houver premiação de um grupo, um representante deverá ser indicado para receber a premiação.

9. Concordância

A partir de suas inscrições, todos os participantes estarão de pleno acordo com este regulamento, responsabilizando-se civil e criminalmente pelas declarações que vierem a fazer – no ato da inscrição e durante o trâmite do concurso. Casos omissos serão solucionados pela Abramge e/ou comissão julgadora.

10. Informações

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria dos Prêmios Abramge de Medicina e de Jornalismo Domingos De Lucca Júnior 2012: Avenida Paulista, 171 – 11º andar – Cerqueira César – São Paulo – SP – CEP 01311-000 – Fone: (11) 3289-7511 – Fax: (11) 3289-7175 – www.abramge.com.br – secretaria.premio@abramge.com.br.