CI n.114 – Curso online gratuito: Introdução à investigação sobre segurança do paciente/doente

Todos anos, centenas de milhares de pacientes/doentes morrem ou sofrem danos devido à falta de segurança em procedimentos médicos ou hospitalares, ficando com sequelas temporárias ou definitivas ao buscar assistência.

Abordando o tema, o Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente (Proqualis), vinculado ao Icict/Fiocruz, está disponibilizando, em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no dia 1º de março, um curso online gratuito de oito módulos em português, cujo objetivo é apresentar os elementos básicos da investigação em segurança do paciente/doente.

O curso será apresentado no formato de seminários, com tradução organizada pela dr. Claudia Travassos, investigadora titular do  Icict/Fiocruz e coordenadora do Proqualis, e pelo dr. Paulo Sousa, professor da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) e da Universidade Nova de Lisboa (Ensp/UNL), Portugal. As aulas serão ministradas por professores do Icict, Ensp/Fiocruz e Ensp/UNL.

A duração é de três meses, terminando no dia 10 de maio, e os módulos estão divididos nos seguintes temas: “Segurança do Paciente / Doente, o que é?”; “Princípios da investigação em segurança do paciente/doente: visão geral”, “Medir o dano”, “Compreender as causas”, “Identificar as soluções / Implementação”, “Avaliar o impacto”, “Transpor a evidência em cuidados mais seguros” e “Aprofundar o conhecimento em segurança do paciente/doente”.

O curso, até o momento, já recebeu mais de 2.000 inscrições. Alunos de Angola (29), Cabo Verde (113), Guiné-Bissau (9), Moçambique (100), Portugal (307), São Tomé e Príncipe (8), além do Brasil (1.523) já se matricularam. Não há limite de inscritos.
As inscrições podem ser feitas pelo link:  http://www.who.int/patientsafety/research/online_course_portuguese/en/index.html