CI n.273 – IV Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos

IV Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos

Em 2005, foi realizado o I Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos em Porto Alegre. Este evento representou uma nova estratégia para a promoção do Uso Racional de Medicamentos no Brasil, protagonizando uma aliança interinstitucional vitoriosa entre o Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e a Organização Pan-americana de Saúde.

A importância desta iniciativa foi reconhecida por estas instituições ao promover a realização do segundo congresso em 2007, na cidade de Florianópolis, tendo como tema principal “Incorporando o Uso Racional de Medicamentos na agenda da saúde do Brasil”. O evento culminou com a aprovação da Carta de Florianópolis, onde foi recomendada a manutenção desta estratégia.

Desta forma, em 2009 foi realizado o III Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos na cidade de Fortaleza, com o tema central “Incorporando o Uso Racional de Medicamentos às Práticas Profissionais em Saúde”.

O sucesso alcançado nas três últimas edições foi fundamental para a proposição do IV Congresso Brasileiro sobre Uso Racional de Medicamentos – IV CBURM, o qual foi idealizado sob orientação do tema central “Incorporando o Uso Racional de Medicamentos no contexto da Atenção a Saúde”, e será realizado no período de 12 a 15 de agosto de 2012, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.

Nesta quarta edição, é esperada a presença de mais de 2000 mil congressistas, dentre profissionais de saúde, gestores, professores universitários, estudantes, profissionais de comunicação e operadores do direito.

Na construção do IV CBURM diferentes atividades foram incluídas, como conferências, mesas redondas, painéis, oficinas e cursos, as quais contarão com a participação de consagrados palestrantes nacionais e internacionais que enriquecerão os quatro dias de evento.

Objetivando propiciar uma ampla reflexão sobre as intervenções necessárias à Promoção do Uso Racional de Medicamentos em nosso país, serão abordados temas como prescrição, dispensação e administração racional de medicamentos, saúde baseada em evidências, qualidade e segurança na atenção à saúde, ensino e pesquisa com foco na utilização de medicamentos, avaliação de tecnologias em saúde e acesso a medicamentos.

O sucesso deste evento dependerá da participação ativa de todos os atores envolvidos e dedicados em promover melhoria da atenção à saúde no Brasil.

<-Voltar