Cobertura e sistemas universais em saúde são tema de fórum internacional

Evento pré II Expogep acontece hoje e amanhã na sede da Opas, em Brasília


Brasília – Gestores e acadêmicos de diversos países como Canadá, Estados Unidos, França e Portugal estão reunidos em Brasília para compartilhar ideias e experiências relacionadas à cobertura e aos sistemas universais de saúde, debatendo a concepção e a trajetória de construção de ambos e analisando desafios e inovações dos vár
ios países com o objetivo de fortalecer a garantia do direito à saúde.

O presidente do CONASS, Wilson Duarte Alecrim, ressaltou o momento oportuno do evento tendo em vista as mudanças que pelas quais a estrutura organizacional do SUS vem passando, especialmente nos últimos três anos, no que diz respeito ao planejamento e à prática da gestão. “Certamente o estamos discutindo aqui irá fortalecer os intercâmbios e as parcerias internacionais. O Brasil pode contribuir muito, já que somos o país com maior população entre aqueles que adotaram o sistema universal de saúde”, disse.

A primeira mesa redonda do encontro teve como temática: “Sistemas Universais e Cobertura Universal: inovação e desafios”. As exposições de Eleonor Conil (UFSC e OIAPSS), Paulo Buss (Fiocruz e Unasul) e James Fitzgerald (Opas/OMS) foram coordenadas pelo assessor para Assuntos Internacionais do CONASS, Fernando Cupertino.

No período da tarde, acontecem, simultaneamente, duas sessões temáticas: “Governança efetiva para cobertura e sistemas universais de saúde” e “A relação entre o setor público e privado na garantia do acesso à saúde”.

Amanhã, no período da manhã, ocorrerão outras duas sessões temáticas: “Financiamento em saúde” e “Profissionais de saúde em áreas remotas”. Em seguida serão discutidos, na mesa redonda que encerra o evento, “Caminhos para cobertura e sistemas universais em saúde – rumo aos objetivos pós 2015”.

O evento é realização da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS), com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), e o Grupo Técnico de Desenvolvimento de Sistemas Universais de Saúde da União de Nações Sul-Americanas (GTSUS/Unasul-Saúde).


Foto: O presidente do CONASS, Wilson Duarte Alecrim (ao centro), na abertura do I Fórum Internacional sobre Cobertura e Sistemas Universais em Saúde.
À direita, os representantes do Conasems e do Cebes, Raul Molina e Paulo Buss. À esquerda, os representantes do Unasul e do Fórum Social Mundial da Saúde, Henri Jouval e Armando DeNegri.

 

Adriane Cruz

Ascom/CONASS

ascom@conass.org.br / (61) 3222-3000 e 9609-8365