Comissão Intergestores Bipartite discute andamento da Rede Cuidar

A Rede Cuidar foi uma das principais pautas da 2ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada na tarde desta quarta-feira (11) no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Na ocasião, o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, ressaltou que a parceria entre Governo do Estado e municípios para implantação da Rede Cuidar está gerando uma mudança muito grande na saúde capixaba, com oferta de consultas e exames especializados mais perto do local de moradia do cidadão, mais efetividade na resolução dos problemas de saúde dos pacientes e redução do tempo de atendimento.

Oliveira lembrou as duas Unidades de Cuidado Integral à Saúde que já estão em funcionamento, uma em Nova Venécia, na Região Norte, e outra em Santa Teresa, na Região Metropolitana de Saúde, e ressaltou que até o final de 2018 as regiões Sul e Central também contarão com serviços semelhantes. O secretário comentou, ainda, que 12 municípios do Sul e seis municípios da Região Metropolitana não aderiram à Rede Cuidar e que será necessário que eles discutam, em suas respectivas regiões, para encontrar uma solução regional para a assistência em saúde.

“A Planificação da Atenção Primária está mobilizando a área técnica da saúde de todos os municípios do estado. Os profissionais estão motivados com a possibilidade de participar desse processo de mudança na saúde pública capixaba e fazer a diferença. Os municípios que não aderiram à Rede Cuidar vão ter que dialogar para buscar uma solução em conjunto. As unidades de cuidado integral da Rede Cuidar que nós já abrimos estão demonstrando que o custo e a qualidade do atendimento compensam”, analisou Oliveira.

Na Região Metropolitana, por exemplo, a Superintendência da Sesa está articulando uma reunião com os municípios da Grande Vitória para os próximos dias para debater o modelo de reestruturação do Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano, em Cariacica, movimento que deve acontecer também nas demais regiões do estado. “Vamos coordenar esse processo de remodelação do atendimento, mas o processo decisório é dos municípios, e eles estão muito participativos”, comentou Fabrícia.

A Comissão Intergestores Bipartite é o fórum de negociação entre o Estado e os municípios na implantação e operacionalização do Sistema Único de Saúde (SUS).

––

Fonte: 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643