Conass apoia iniciativa por um mundo livre dos danos relacionados ao álcool

 

Cinco estratégias de alto impacto para a ação a nível nacional e subnacional para reduzir o uso nocivo do álcool e suas consequências sociais, econômicas e de saúde. Estas são as ações da Iniciativa Safer – por um mundo livre dos danos relacionados ao álcool, lançada hoje, na sede da Opas, em Brasília. O assessor técnico do Conass, Leonardo Moura Vilela, participou do lançamento, ao lado de representantes da Opas/OMS, Ministério da Saúde e Conasems.

O evento acontece hoje e amanhã (08), e tem como objetivo mobilizar atores chaves na divulgação e implementação das recomendações da Iniciativa Safer, compartilhar políticas e experiencias internacionais e nacionais relacionadas às estratégias da iniciativa e discutir e identificar oportunidades e desafios nacionais e subnacionais para sua implementação.

“Os secretários estaduais de saúde apoiam a iniciativa Safer”, diz o assessor técnico do Conass, Leonardo Vilela

Vilela destacou a importância do tema para as secretarias estaduais de saúde que, segundo observou, sofrem com o problema no dia a dia. “Há um grande impacto financeiro com as consequências do abuso do álcool que vão desde acidentes, passando por violência interpessoal, inclusive doméstica e contra mulher, além de doenças como câncer, cirrose, pancreatite, transtornos mentais, entre outros. Isso representa um grande custo financeiro para o Sistema Único de Saúde, mas, mais do que o custo financeiro é o custo para a sociedade e para as famílias”, alertou.

Com uma alusão à experiência positiva do Brasil na redução dos danos à saúde provocados por outra droga lícita, o tabaco, Vilela disse acreditar ser possível um avanço semelhante em relação ao abuso do álcool, caso haja uma junção de esforços e ações estratégicas nesse sentido.

“Esta é uma iniciativa  fundamental e os secretários estaduais de saúde a apoiam, estando dispostos a contribuir e fazerem a sua parte para que em nível subnacional possamos também avançar num aspecto tão importante que é a redução do abuso de álcool e suas consequências danosas a saúde”, concluiu.

Assessoria de Comunicação do Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000