SMS de Uberlândia, SES/MG e Conass assinam Termo de Compromisso

Uberlândia – O prefeito de Uberlândia, Odélio Leão, assinou na tarde desta quinta-feira (08), junto com o subsecretário de Políticas em Ações de Saúde da SES/MG, Marcílio Dias Magalhães, com o secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso e o secretário municipal de saúde, Gladstone Rodrigues, o Termo de Compromisso que estabelece a Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia como um Centro Colaborador do Conass, no que se refere a um local de visitas de gestores e profissionais, bem como um centro de capacitação de facilitadores e tutores da Planificação da Atenção à Saúde.

Os Centros Colaboradores têm o propósito de fortalecer e ampliar a cooperação técnica entre estados e municípios, facilitando informações e serviços, além de estimular e apoiar o treinamento e a pesquisa. Compreende a atuação coordenada entre o Conass e as Secretarias Municipais de Saúde para o desenvolvimento de atividades técnicas e programas desenvolvidos pelo Conass. Apoiam a implantação e a execução das ações em outros municípios, nos estados que aderiram a Planificação da Atenção à Saúde.

O Conass disponibilizará a Secretaria Municipal de Uberlândia a metodologia desenvolvida para a Planificação da Atenção à Saúde e o material educacional como Guias das Oficinas, Momentos de Tutoria, Notas Técnicas e outros.  Apoiará o município com consultores e facilitadores para acompanharem o trabalho desenvolvido. Permitirá que os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia participem de eventos realizados pelo Conass.

Cabe ao município implantar as metodologias desenvolvidas pelo Conass no que se refere a Planificação da Atenção à Saúde. Receber em suas unidades de saúde os facilitadores do Conass, técnicos de outros estados e municípios, para troca de experiências e realização de eventos intermediados pelo Conass.

No dia anterior à assinatura do Termo, aconteceu o Seminário do Centro Colaborador de Planificação da Atenção à Saúde (PAS), realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Uberlândia e o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), onde foram apresentados e discutidos os processos de trabalho implantados no município, por meio da metodologia da PAS, que em Uberlândia recebe o nome de Qualifica SaUDI, desenvolvida pelo Conass.

Também participaram do evento o subsecretário de Políticas em Ações de Saúde da SES/MG, Marcílio Dias Magalhães, a secretária municipal de saúde de Campos de Jordão, Cristiane Bueno de Souza e representantes do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, Francílio de Oliveira Santos, Ethel Maris Schroder Torelly. Liderados pela assessora técnica do Conass, Maria José Evangelista, consultores do Conass também estiveram presentes na cerimônia.

Fotos: Valter de Paula/Secom/PMU

Assessoria de Comunicação do Conass – com informações da SMS/Uberlândia

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000